Na manhã desta sexta-feira (20), o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) salvou a vida de uma praticante de Cross Trainning. A vítima, uma mulher de 44 anos, sofreu uma parada cardíaca durante a prática de exercícios físicos.
De acordo com o SAMU, a chamada aconteceu às 10h41 desta sexta-feira e o solicitante informou que a vítima estava em parada cardíaca. Imediatamente, o médico orientou as primeiras medidas a serem adotadas até a chegada da ambulância.
Ao chegar no local, a equipe composta pela médica Renata Verlangieri, o enfermeiro Thiago Martins e o condutor socorrista Everaldo Heitor, assumiu o caso. Após dez minutos de manobras de ressuscitação, a vítima voltou a respirar, retornou a consciência e foi encaminhada ao hospital Samaritano.
Segundo a médica e coordenadora do SAMU, Kátia Kaam, é a primeira vez que a equipe atende um praticante de Cross Trainning. O SAMU já havia feito atendimentos em academias de musculação. “Todas as pessoas devem ser avaliadas antes de iniciar a prática de esportes, dos mais leves aos mais intensos. É importante procurar um cardiologista e identificar condições cardiovasculares preexistentes”, explica.