30 de Outubro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Procuradoria recorre para restabelecer prisão de Michel Temer

Postado em: 01/04/2019

Compartilhe esta notícia:

FOLHAPRESS

O Ministério Público Federal recorreu nesta segunda-feira ao TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) para tentar restabelecer a prisão preventiva do ex-presidente Michel Temer, do ex-ministro Moreira Franco e outros seis denunciados por crimes ligados a contratos de Angra 3.

A Procuradoria Regional da República atacou os principais pontos da decisão do juiz federal Ivan Athié, que concedeu a liminar para soltar o ex-presidente e os demais investigados. A data do julgamento da 1ª Turma ainda não foi marcada.

Para o magistrado, a decisão do juiz Marcelo Bretas, da primeira instância, para decretar a prisão preventiva não tinha fundamentação concreta e não apresentou a contemporaneidade dos fatos investigados.

“A alegação de falta de contemporaneidade dos fatos, destacada na liminar, foi rebatida pelo MPF com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a análise de fatos contemporâneos deve ocorrer à luz do contexto de reiteração criminosa.

Embasando os recursos, o MPF citou habeas corpus similar do ex-ministro Antônio Palocci, negado pelo STF. No esquema com a Eletronuclear, a prática criminosa se manteve em 2018, quando a prisão do então presidente da República era vedada”, diz a Procuradoria, em nota.

Temer, 78, é acusado de chefiar uma organização criminosa que desviava recursos das obras da usina nuclear de Angra 3. O Ministério Público Federal afirmou que chega a R$ 1,8 bilhão o montante de propinas solicitadas, pagas ou desviadas pelo grupo do ex-presidente da República.

Segundo a Procuradoria, a organização age há 40 anos obtendo vantagens indevidas sobre contratos públicos.

Em sua decisão para soltar Temer, Athié chama a atenção para o objeto da investigação, que deve ser só a Eletronuclear.

“Não passa desapercebido exagero na narração, na decisão impugnada [de Bretas], eis que em apuração, no caso, apenas os relacionados com a Eletronuclear, e não outras investigações”, diz a decisão de Athié.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura de Piedade oferece vagas de estágio em diversas áreas de nível técnico e superior

Criminoso é baleado e preso ao tentar roubar moto da Guarda Civil Municipal

Plataforma ajuda a planejar alocação segura de pessoas em ambientes fechados

Nasce uma escola. Nasce uma estrela - veja a coluna de José Simões

Instituto dá dicas para pais evitarem problemas ao comprar brinquedos

Sorocaba tem confirmação de estudos para ser atendida na nova fase do programa Minha Casa Minha Vida