22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Procon dá dicas aos consumidores por conta da Black Friday

Agência Brasil
Postado em: 16/11/2019

Compartilhe esta notícia:

A Black Friday, em sua décima edição brasileira, traz significativas promoções antecedendo ao natal. O movimento, que acontece entre os dias 28 e 29 de novembro, é responsável por alavancar as vendas do comércio em todo o país.

Pensando nisso, o Procon Sorocaba faz algumas recomendações aos consumidores no que diz respeito à segurança na hora de efetuar as compras nos dias de promoções. A intenção é colaborar para que a alegria do momento na hora de se adquirir um bem, não se transforme numa armadilha.

De acordo com o superintendente do órgão, Carlos Rocco, os consumidores devem ficar atentos às ofertas mirabolantes e desconfiar de anúncios enviados por mensagens eletrônicas, links e até de redes sociais.

Algumas dicas para a data são:

Planejamento para as compras – Muitos consumidores vão as compras sem ter feito um planejamento prévio e sem saber o quanto podem ou devem gastar sem ficar endividados. Por este motivo é recomendado que se faça uma lista com os produtos desejados, estipulando um limite de gastos para não estourar o orçamento.

Acompanhar as mudanças dos preços e produtos – As ofertas, muitas vezes, mudam de preço quando a fase de promoções se aproxima. Por esse motivo é recomendado que o consumidor acompanhe as mudanças nos preços do produto que deseja adquirir, para que, assim, se possa identificar as melhores ofertas e conferir os melhores descontos, sempre com confiança no local onde a compra será efetuada.

Verificar se o site é nacional – Compras em sites internacionais estão sujeitas a outros custos e encargos que nem sempre são informados de forma clara e precisa. Com isso, é sempre necessário verificar se o site da compra termina com “.com.br”, para uma melhor segurança do consumidor. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor não se aplica aos sites que não tiverem representantes no Brasil.

Verificar a reputação dos fornecedores – É sempre adequado que o consumidor verifique o lugar onde ele está efetuando a sua compra, pois, na época de promoções é ainda mais propício a encontrar fornecedores mal intencionados, por esse motivo, a Fundação Procon – SP, em seu site, mantém o ranking das empresas mais reclamadas.

Ficar atento ao prazo de entrega – Nem sempre os prazos são curtos, para isso é sempre bom verificar o prazo no ato da compra, principalmente se a compra se tratar de presentes para o Natal. Caso o tempo estipulado para entrega não seja obedecido, o consumidor pode registrar uma reclamação no site www.consumidor.gov.br, ou pessoalmente junto a uma das unidades do Procon Sorocaba, onde, após as tratativas processuais, poderá autuar a empresa.

Prazo de arrependimento – Em casos de compras feitas fora do estabelecimento comercial, ou seja, pela internet, telefone ou a domicílio, o consumidor tem o total de sete dias a partir da compra/entrega, para cancelar a aquisição, devolver o produto e pedir a devolução do valor pago. Mas é importante verificar antecipadamente a política de troca do fornecedor.

Consultar lista de sites não recomendados – A lista é veiculada no site da Fundação Procon- SP e nela está uma lista dos endereços que devem ser evitados, pois contiveram reclamações de consumidores registrados junto ao Procon, ou foram notificados e não responderam e/ou não foram encontrados.

Efetuar a compra sempre na página oficial da loja – O consumidor deve ficar atento às ofertas mirabolantes, desconfiar de anúncios enviados por mensagens eletrônicas, links e até de redes sociais. Sempre deve consultar a página oficial da loja, o vendedor, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, formas de contato e localização.

Salvar as informações da compra – Para segurança do consumidor é sempre necessário salvar ou imprimir todas as telas navegadas para efetuar a compra, as folhas de contratação, em especial as que mostram o preço, forma de pagamento, características do produto e previsão de data para entrega, além de exigir a nota fiscal, que é o principal documento em caso de reclamação.

As reclamações ou denúncias podem ser registradas pelo aplicativo do Procon Sorocaba, pelos sites http://procon.sorocaba.sp.gov.br / ou http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao , pessoalmente na sede do Procon Sorocaba, na Av. Antonio Carlos Comitre, 331, Campolim, das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira, nas Casas do Cidadão da Av. Ipanema, 3.439 e rua Cel. Nogueira Padilha nº 1.460, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e também na Casa do Cidadão do Paço Municipal, apenas às segundas-feiras. O consumidor também pode usar o telefone 151, que é um canal exclusivo para denúncias.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receita abre nesta segunda consulta ao primeiro lote de pagamentos do IR 2021

Votorantim registra mais 23 casos de covid-19 nesta terça-feira

Grupo cai com carro em barranco ao tentar fugir de abordagem policial

Kassab também defende discutir impeachment de Bolsonaro agora

Esposa de paciente que procura por doador de medula óssea cobra ajuda de Skaf

Filme de “Breaking Bad” ganha data de estreia e primeiro teaser