22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura regulamenta novo programa para quitação de débitos municipais

Arquivo
Postado em: 15/09/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) em conjunto com a Secretaria Jurídica (Saj), lança nesta quarta-feira (16) o Programa Especial de Regularização Fiscal do Município (Perfis).

Trata-se de uma oportunidade para que os contribuintes sorocabanos regularizarem seus débitos tributários, ou não, em até 120 parcelas colaborando para que cidadãos e empresas coloquem sua vida financeira em dia.

Por conta dos problemas que a pandemia do coronavírus trouxe à população, muitas pessoas deixaram de cumprir com seus compromissos, gerando outro tipo de preocupação para famílias inteiras e empreendedores que viram seus negócios prejudicados por uma crise institucional e financeira.

De acordo com o diretor da Sefaz, Paulo Yassushi Kamiji, o objetivo do programa é dar a possibilidade aos contribuintes de quitar seus débitos com mais tranquilidade e segurança, já que, pela primeira vez, a negociação se estenderá em até 120 parcelas. No caso de empresas, a regularização de débitos permite a certidão positiva com efeito de negativa que abre crédito no mercado para a manutenção ou incremento dos negócios, ajudando a estimular a economia local.

O novo Perfis foi regulamentado nesta terça-feira (15) em decreto publicado no Jornal Município de Sorocaba, especificando as condições para obtenção do benefício e favorecendo ao contribuinte em débito com a municipalidade a condição de cumprir com seu compromisso.

Entram no rol de possibilidade de negociação débitos municipais tributários, ou não, inscritos em Dívida Ativa, ajuizados ou a ajuizar, do ano e vencidos até 31/07/2020. O programa ficará disponível por 45 dias a contar da data de implantação.

Será permitida a regularização de débitos como o Imposto sobre Serviços de qualquer Natureza (ISSQN); Taxa de Fiscalização, Instalação e Funcionamento (TFIF), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) , Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e multas, entre outros.

Para negociar seus débitos o contribuinte deve acessar o site oficial da Prefeitura www.sorocaba.sp.gov.br, a partir desta quarta-feira (16) e clicar em Leia Mais no banner do PERFIS.

Critérios

O contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% da multa moratória e de 95% do valor dos juros de mora. Se optar por pagar em mais de 12 parcelas, incidirão juros equivalentes à taxa Selic (acumulada mensalmente).

O contribuinte que já participou de parcelamentos do PPI de 2014, do Refis de 2017 e do PPDM de 2019 e 2020, que possui débitos objetos desses parcelamentos anteriores, poderão fazer o reparcelamento em até 36 vezes conforme descrito na Lei nº 12221/2020. Não se encaixam no benefício, ainda, aqueles débitos já ajuizados que estejam garantidos por penhora online ou provenientes de Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa.

Veja abaixo a tabela do Refis:

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

"A vacina é que vai nos salvar, não é a ideologia, política ou processo eleitoral", diz Doria

José Maria Trindade: A Covid me pegou

Bolsonaro diz não achar ‘nada de mais’ dar carona em avião oficial

Jovem ostenta espingarda calibre 12 em ruas do Habiteto durante baile funk no Natal

Conselho de Segurança da ONU rejeita proposta da Rússia sobre guerra

Decotelli diz que fica, e Bolsonaro chama erros em currículo de `inadequações´