Com o avanço de Sorocaba para a fase verde do Plano São Paulo, a tendência da queda do isolamento social tornou-se natural. Ou seja, isso fez com que mais pessoas saíssem às ruas. Com isso, em relação aos idosos os cuidados preventivos contra a Covid-19 precisam ser redobrados, pois a faixa etária acima de 60 anos é a que mais precisa de internação. Das 1.768 internações registradas por moradores de Sorocaba, 839 pertencem aos idosos. Isso significa 47,45% do total de internados com a confirmação da doença.
Outro dado importante é sobre o público que mais se contaminou com o novo coronavírus em Sorocaba. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica Municipal, as pessoas que mais se contaminam pertencem à faixa etária de 20 a 49 anos, que representa quase 70% do total de confirmados na cidade.
Para o médico e responsável pelo Comitê de Combate à Covid-19, é possível que o próximo feriado de finados, celebrado no dia 2 de novembro, potencialize a propagação do vírus em Sorocaba. “É preciso que as pessoas não se esqueçam de usar a máscara, o álcool em gel e manter o distanciamento social. Caso isso não seja respeitado, corremos o risco de contaminar os idosos, aumentar nossa letalidade e também a ocupação de nossos leitos covid”, alerta o especialista.
Brum também enfatiza que a pandemia não acabou e o vírus continua sendo transmitido. “Contamos com a conscientização da população para obedecer às medidas preventivas de combate à Covid-19. Todo aumento de ocupação de leitos é preocupante, pois há a possibilidade de causar um colapso no sistema público e particular de saúde”, ressalta.