22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura atua para manter áreas públicas limpas

Antes e depois de entulho retirado no Parque Vitória Régia. Crédito: Agência Sorocaba
Postado em: 07/03/2020

Compartilhe esta notícia:

O ato de jogar lixo e entulho irregularmente em áreas públicas também gera  intimações e multas aos infratores. Só neste início de ano, o setor de Fiscalização da Secretaria de Segurança Pública (Sesu) já emitiu 52 intimações e lavrou 3 autos de multas por descarte irregular deste tipo de material em locais de responsabilidade do município. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) fez a retirada de 165 toneladas de entulhos de terrenos municipais nestes dois primeiros meses. O ato infracional, corriqueiro, de jogar entulhos e outros inservíveis em terrenos baldios, além de trazer doenças para a população sorocabana causa  desgaste ao Poder Publico.

Conforme o chefe de Posturas Mobiliárias e Imobiliárias, Fabiano Proença, a fiscalização atua em áreas particulares, lavrando auto de infração aos proprietários de terrenos que descumprem a lei, assim como, no flagrante de descarte irregular desses materiais em áreas públicas. Em 2019, foram emitidas 242 intimações e 25 autos de infrações foram lavrados baseados no artigo 6º da Lei Municipal nº 8.381/08, que dispõe sobre a Limpeza de Terrenos Baldios no Município e dá outras providências.

“O infrator pode ser multado em até de R$ 582,13 por m³ de lixo/entulho depositado irregularmente em áreas públicas”, explica Proença. Em casos de terrenos públicos, a fiscalização só pode agir se pegar o infrator em flagrante; situação que dificulta a ação da fiscalização. Conforme a lei, o infrator é intimado para realizar a limpeza no prazo de quinze dias e se a limpeza não acontecer neste período, o auto de infração é lavrado.

A Serpo vem realizando a limpeza nas áreas públicas apontadas, principalmente, por meio de demandas dos canais da ouvidoria. Conforme o secretário de Serviços Públicos e Obras, Wilson Unterkircher Filho, o trabalho de retirada de entulho em terrenos baldios é incessante e, ao mesmo tempo, desgastante. “É como enxugar gelo. Um dia a Prefeitura faz o trabalho de retirada de entulho e, no dia seguinte, já há um novo descarte irregular no mesmo lugar”, destaca.

O local apropriado para o descarte de materiais é o Aterro de Inertes, localizado na Avenida General Motors, 200. Não há custos para pessoas que forem descartar até um metro cúbico de materiais, já que a área é licenciada. A Prefeitura reitera a importância de a população colaborar, não descartando entulhos e outros inservíveis em terrenos da cidade. É imprescindível atentar, ainda, para os próprios terrenos, de modo a que se faça o combate ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

As denúncias de pessoas jogando entulho em terrenos públicos ou acumulando-os em terrenos particulares devem ser feitas através dos canais da ouvidoria, pelo site http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/, via whatsapp (15) 99129-2426, pelo telefone 156, ou ainda pessoalmente, nas Casa do Cidadão.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Homem e mulher morrem em acidente envolvendo caminhão, carro e moto na av. Fernando Stecca

Preservar economia não significa sair do isolamento, diz ministro Paulo Guedes

“Ameaça Profunda” e “Adoráveis Mulheres” reforçam programação dos cinemas

Feira de Educação Internacional acontece em Sorocaba no dia 25 de setembro com entrada gratuita

Secid faz reuniões em bairros mais vulneráveis para prevenção da Covid-19

Inscrição para o 1º Fórum Regional de Mudanças Climáticas abre nesta segunda-feira