A Prefeitura de Sorocaba publicou, na edição do Jornal Município de Sorocaba desta terça-feira (20), o edital de licitação para contratação de empresa especializada responsável pelo projeto executivo de construção da nova Rodoviária.
Trata-se de a segunda etapa do processo de construção da nova rodoviária. O estudo preliminar, que dá base ao projeto executivo, já foi apresentado à Prefeitura anteriormente.
Atualmente, a infraestrutura da Rodoviária de Sorocaba remete às mesmas características originais da sua construção, datada dos anos 1970, consideradas obsoletas e desatualizadas diante dos atuais padrões de mobilidade e integração dos sistemas de transportes. Outra questão relevante está relacionada à sua localização na região central da cidade, situação considerada atualmente inadequada para os acessos, deslocamentos, estacionamentos, entre outros fatores.
A fim de otimizar e solucionar cada uma dessas condições, a nova Rodoviária será localizada na altura do quilômetro 106 da Rodovia Raposo Tavares, nas proximidades da Arena Sorocaba e do Hospital Regional “Adib Jatene”, no bairro Reserva Parque Fazenda Imperial, na Zona Oeste da cidade.
“Esta é mais uma das grandes obras de infraestrutura e mobilidade que a nossa Administração está realizando. Com a construção da nova Rodoviária, teremos um espaço moderno, completo e que tratará conforto e o que existe de mais avançado na área à população”, salienta o prefeito Rodrigo Manga.
A construção do Novo Terminal Rodoviário Municipal de Sorocaba poderá conter mais de um pavimento. A área total a ser construída deverá totalizar até 40 mil metros quadrados. O local deverá contemplar um amplo espaço de convivência, composto por áreas urbanizadas, praças, centro de compras e serviços, equipado com total infraestrutura de acesso, como ônibus urbanos, táxis e motoristas por aplicativos.
O projeto, como um todo, deverá também considerar conceitos de sustentabilidade e acessibilidade, presentes na arquitetura de características contemporâneas, com atenção voltada ao meio ambiente e a economia de energia. O projeto deverá conter, ainda, um compromisso com a escolha criteriosa dos materiais e tecnologias a serem utilizados na obra, visando otimização, modulação e eficácia, com o mínimo de desperdício.
O prazo previsto para conclusão do projeto executivo é de até 150 dias corridos, a partir da assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação. “A fase seguinte será a publicação de edital de licitação, para contratação da empresa que executará a construção da obra da nova Rodoviária”, explica o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini.