A Polícia Civil de São Roque investiga o chamado "golpe dos nudes", no qual um falso delegado ameaça pessoas com suposta acusação de pedofilia para extorquir dinheiro das vítimas. Conforme informações recebidas pelo Ipa Online, várias pessoas que caíram na cilada já registraram boletim de ocorrência.
O crime consiste em um perfil fake de uma garota jovem e atraente que, primeiramente, adiciona perfis de homens no Facebook. Durante a conversa, a "jovem" adiciona a vítima no WhatsApp e passa a enviar fotografias nuas - os chamados "nudes" - para o homem, e pede que ele faça o mesmo. Logo que ele envia as fotos sem roupa, alguns minutos depois, o falso delegado entra em cena, liga para ele, avisa que a garota é "menor de idade" e que "está com a família da jovem na delegacia e pretende acusá-lo de prática de pedofilia". Para que a acusação não seja feita, o "delegado" exige que a vítima faça depósitos bancários em valores variados de R$ 2 mil a R$ 5 mil reais a fim de "encerrar o assunto".
Acreditando na situação e com medo de ser preso, a vítima faz a transferência na conta bancária informada.
Geralmente esse valor é creditado em agências de outros estados em nome de terceiros conhecidos como "laranjas" que emprestam a conta e ganham uma porcentagem do golpe.
A Policia Civil informa que já foi aberto procedimento para apurar o crime de estelionato e orienta as pessoas a evitar o contato virtual com pessoas desconhecidas e, caso isso aconteça, que procure a delegacia para formalizar a ocorrência para que o fato seja devidamente investigado.