A Polícia Civil de Sorocaba cumpriu, nesta quarta-feira (24), mandados de busca e apreensão na casa de um adolescente suspeito de ter criado uma conta em uma rede social no intuito de atrair crianças.
Conforme as informações, inúmeros pais procuraram a polícia preocupados com a integridade de seus filhos, uma vez que o responsável pela conta de uma rede social, o Instagram, utilizando o nome de perfil “LUQUINHAS_SOROCA” solicitou seguir diversas crianças e adolescentes, notadamente de algumas escolas, fato que gerou desconfiança em se tratar-se de um possível caso de pedofilia. O perfil já está desativado.
A Polícia Civil de Sorocaba realizou as diligências e utilizando de recursos tecnológicos identificou o responsável pela conta da rede social. Nesta quarta, foi cumprido o mandado de busca e apreensão, oportunidade em que foi localizado e apreendido o celular utilizado para criar o perfil na rede social e realizar publicações, apurando, em um primeiro momento, que:
1. O responsável pela conta da rede social trata-se de um adolescente, e a foto utilizada pertence a uma terceira pessoa;
2. Em um primeiro momento não foi localizada qualquer foto ou publicação relacionada com pedofilia, esclarecendo o adolescente que foi apenas uma “brincadeira”, mas logo que tomou ciência da repercussão do fato, excluiu o perfil imediatamente.
A Delegacia Seccional de Sorocaba reafirma a necessidade da cautela do uso de redes sociais por crianças e adolescentes.
Por fim, por meio de nota, a Polícia Civil afirma que "a investigação realizada demonstra que não existe anonimato na internet e reforça que a Polícia Civil é o filtro permanente da justiça e da legalidade".