PILATES AJUDA A PREVENIR DOENÇAS
Atividade contribui para o equilíbrio entre o corpo e a
mente e inclui uma série de exercícios que beneficiam a saúde
e o bem-estar. Diabetes, colesterol, problemas cardíacos e
até mesmo câncer podem ser combatidos
Criado por Joseph Pilates no início do século 20 e originalmente chamado de "contrologia", o pilates é um sistema de exercícios projetado para aumentar o potencial do corpo e corrigir desequilíbrios musculares, encontrando o alinhamento ideal e criando padrões de movimento eficientes.
Os exercícios, em conjunto com a respiração, mexem com todos os músculos do corpo, especialmente com os músculos de estabilização menores e mais profundos.
A técnica apoia a estrutura do corpo por meio de um equilíbrio entre força, mobilidade e flexibilidade, com cada exercício envolvendo seu núcleo. Pode abarcar trabalho no solo ou exercícios de peso corporal de baixo impacto, ou pode ser feito em equipamentos especializados.
O sucesso do pilates está tomando conta do Brasil, tendo na cidade de São Paulo um grande mercado, com muita oferta e procura por estúdios de pilates na Vila Mariana e em diversas regiões com grande densidade populacional na cidade. Quem nunca fez uma sessão, se surpreende com seus inúmeros benefícios.
Os treinos desse método se baseiam em algumas diretrizes específicas, tais como exercícios de resistência e controle muscular; controle de respiração e de movimentos; desenvolvimento da coordenação motora; e concentração e execução de movimentos assertivos.
Para obter o máximo dos exercícios do pilates, tente trabalhar em um ritmo lento a moderado. Esforce-se para ter controle e evite prender a respiração.
Se você estiver grávida ou no pós-parto, sentindo dores nas costas ou se recuperando de uma lesão, alguns desses exercícios não são adequados.
Com as muitas nuances do pilates, trabalhar com um instrutor qualificado é o ideal, pois ele é capacitado para avaliar exercícios específicos e fornecer modificações para suas necessidades e objetivos. Recomenda-se consultar seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios.
De acordo com um estudo de 2017, o pilates aliado à ioga ou à “bola medicinal” melhorou significativamente o equilíbrio dos participantes em seis semanas. Os pesquisadores descobriram uma melhora significativa na estabilidade em atletas que usaram uma bola para se exercitar em comparação com aqueles que não o fizeram.
Portanto, o pilates é um exercício completo para a mente e o corpo, que resulta em maior consciência corporal. Uma vez que nos concentramos no desenvolvimento do que ocorre dentro do corpo, isso aumenta a compreensão das dores e a busca por conforto.