A Prefeitura de Piedade decretou, nesta quinta-feira (9), situação de emergência para atender aos bairros prejudicados pelo rompimento de um reservatório de água.
Conforme nota oficial, o objetivo é atender moradores que tiveram suas casas atingidas por grande volume de água de um reservatório particular que estourou na madrugada desta quinta devido às fortes chuvas. O decreto também atende outros bairros que tiveram alagamentos e estradas danificadas pelas chuvas.
A Administração Municipal mobilizou equipes de várias diretorias e secretarias municipais que foram ao local para prestar atendimento às famílias que tiveram danos com o ocorrido.
Ações da Prefeitura
- A Defesa Civil foi acionada às 2 horas de quinta para socorrer moradores que estavam ilhados. Não ocorreram registros de mortes ou pessoas gravemente feridas. Por volta das 7 horas foram destinados ao local equipes da Secretaria de Serviços Públicos e transporte para realizar serviços de limpeza das casas, comércios, ruas e do Posto de Saúde também atingido.
- A Prefeitura executou, de forma imediata, limpeza de tubulação para diminuir o volume de água e evitar o transbordamento de um outro reservatório no local.
- A Secretaria de Educação abriu a escola do bairro para alojar os moradores. A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou cadastro das famílias atingidas e já está providenciando colchões, edredons e alimentos.
- A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente informou que a responsabilidade pela autorização e fiscalização da construção de reservatório de acumulação de água é do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). A Secretaria informou ainda que já acionou o DAEE e fez vistoria em outras barragens existentes no bairro, solicitando aos responsáveis a diminuição do nível de água para evitar qualquer tipo de problema, uma vez que ainda existe previsão de chuvas para os próximos dias.
- Está em elaboração um laudo técnico que também será enviado ao DAEE para averiguação tanto da regularidade documental quanto a regularidade física do referido reservatório.
Doação
As pessoas interessadas em fazer doação de roupas e mantimentos podem entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones: 153, 199 ou 3244-3947.