Personalidades e autoridades de Sorocaba e região lamentaram, nessa tarde de sábado (13), a morte de José Roberto Ercolin, apresentador de jornais como o Jornal da Ipanema, da então Rádio Ipanema, e Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba.
Ercolin morreu neste sábado, aos 58 anos, de infarto fulminante. Seu sepultamento ocorreu em Porto Feliz, cidade onde morava.
Kiko Pagliato, diretor do Sistema Ipanema de Comunicação, ao qual Ercolin fez parte durante 30 anos, publicou uma foto em que aparece ao lado do apresentador e do coordenador de Jornalismo da Jovem Pan Sorocaba, Gustavo Ferrari, em seu Facebook. "Última sexta-feira. #Adeus. Parceiro de 30 anos. As manhãs do Sistema Ipanema e da Jovem Pan Sorocaba nunca mais serão as mesmas".
O jornalista e apresentador da Band, Milton Neves, também prestou suas condolências, via Twitter. "Morre de infarto em Porto Feliz-SP o meu amigo José Roberto Ercolin, grande repórter esportivo de nossa equipe da JP. Sou cidadão Portofelicense graças a ele e ao Mauro Nóbrega. Foi meu primeiro título dentre dezenas e dezenas pelo Brasil . Pêsames, família Ercolin".
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, publicou em suas redes sociais: "grande perda para todos. Um dos maiores nomes do radialismo de Sorocaba e região. Fica aqui a minha homenagem a Ercolin e os meus sentimentos a todos os familiares e amigos".
O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Cláudio Sorocaba (PL), lamentou a morte do radialista. “Perdemos um grande profissional, homem muito agradável, jornalista e radialista que marcou a história da comunicação na nossa cidade. Tive a oportunidade de ser entrevistado pelo Ercolin em seu último jornal nesta vida. Sua voz e sua agradável figura humana sempre ficarão marcados na minha memória. A Câmara Municipal está de luto junto com a cidade de Sorocaba”, afirmou o presidente do Legislativo.
O radialista e locutor de futebol Nilson César homenageou o colega. "Esse era um amor de pessoa e um profissional brilhante. Tive a honra de levá-lo para a Rádio Jovem Pan de São Paulo e também para Rádio Jovem Pan de Sorocaba, onde apresentou o jornal da manhã por décadas. Perdi um irmão e o rádio perdeu um gigante!".
O deputado federal Capitão Derrite prestou sua homenagem. "Meus sentimentos à família de José Roberto Ercolin, um dos melhores entrevistadores a quem tive o prazer de ceder entrevista. Tenho por seu profissionalismo uma grande admiração e a certeza de que ele enriqueceu o jornalismo de minha terra natal, Sorocaba, onde atuava como apresentador da Rádio Jovem Pan".
A deputada estadual Maria Lúcia Amary também publicou uma nota de pesar. "Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento de José Roberto Ercolin. O jornalismo de Sorocaba perde um dos seus maiores representantes. Sempre muito ético, educado, compromissado com a notícia e a verdade. Meus sentimentos a sua família e à equipe da rádio Jovem Pan Sorocaba, onde trabalhou por muitos anos".
Veículos de comunicação repercutiram a morte do apresentador, como o Jornal da Economia, G1 Sorocaba, Rádio Band FM Sorocaba, Gazeta de Votorantim, Jornal Z Norte e Cruzeiro do Sul, além das rádios Clube FM 105.9 e 93 FM, em Porto Feliz, onde o apresentador morava. A página SorocabaniceS igualmente prestou sua homenagem.
O Esporte Clube São Bento também prestou suas condolências, assim como o Sindicato dos Jornalistas - Regional Sorocaba e o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.
O Secretário de Estado da Habitação de SP, Flavio Amary, filho do ex-prefeito Renato Amary, escreveu em sua rede social: "Acho que perdi a conta de quantas vezes fui entrevistado por este ícone do rádio e do jornalismo de Sorocaba. Grande amigo José Roberto Ercolin: sua voz e seu brilhante trabalho ficarão eternizados".
Os vereadores sorocabanos Vinicius Aith, Fernanda Garcia, Iara Bernardi, Salatiel Hergesel, José Donizeti igualmente prestaram seus pêsames.
A Diretoria Regional de Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) prestou condolências e se solidariza com a família e os amigos de Ercolin. "Nossos pêsames ao empresário Francisco Pagliato Neto, mantenedor do Sistema Ipanema de Comunicação".