Os passageiros do Sistema do Transporte gerenciado pela Urbes – Trânsito e Transportes economizaram mais de R$ 8 milhões somente nos primeiros seis meses deste ano, com o sistema de integração, que permite embarcar em até quatro ônibus em qualquer lugar da cidade, pagando uma única passagem pelo período de 90 minutos.
O secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, informa que no primeiro semestre de 2019 foram feitas 1.777.589 viagens de integração gratuitamente, o que representa uma economia de R$ 8.336.892,41 aos passageiros. “Daqui uns meses vão integrar com o BRT, continuando a pagar uma única passagem e no futuro vamos integrar com o moderno VLT”.
A passageira quase diária do transporte coletivo em Sorocaba, a coordenadora administrativa Solange Aparecida Brisola, 52 anos, reconhece a importância da integração, declarando que se tivesse que ir até um dos terminais para embarcar em outro ônibus seria mais cansativo pelo tempo gasto. “Com a integração em qualquer lugar é mais rápido, facilita a rotina, pois uso dois ônibus para chegar até o meu destino”.
A estudante Tainá Nunes Alvarenga, 23 anos, usa a integração diariamente nos deslocamentos de casa para o trabalho e depois para a faculdade. “Aproveito para ir na farmácia por exemplo e depois embarcar na outra linha sem a necessidade de pagar nova passagem”.
A integração gratuita é feita com o Cartão Cidadão, Vale-transporte e Cartão Estudante, além daqueles cuja gratuidade é garantida para todas as viagens, como o Cartão Sênior ou Cartão Especial. Basta trocar de ônibus dentro do prazo máximo de 90 minutos contados a partir do momento que passou o cartão na primeira catraca.