O Sindicato dos Rodoviários alertou que os ônibus podem parar a qualquer momento em Sorocaba, caso as empresas do transporte urbano de Sorocaba, STU e CONSOR, não paguem o adiantamento salarial (vale) ainda nesta segunda-feira (22).
Conforme nota sindical, as empresas não pagaram o adiantamento salarial (vale) no sábado – que é a data correta – porque a Urbes – Trânsito e Transportes não teria repassado a verba devida.
"Os trabalhadores em transportes correm alto risco de contaminação pelo novo coronavírus por causa da natureza da atividade e é inaceitável que a categoria fique sem receber corretamente o salário, que já está reduzido por causa da adesão das empresas à Medida Provisória 936", finaliza o texto do sindicato.
A Urbes informou que "vem repassando, diariamente, o montante arrecadado com a venda das passagens do transporte coletivo. Devido ao momento excepcional vivido por conta da pandemia, nesta semana a Prefeitura não repassou às empresas parte do subsídio. Urbes e Prefeitura lamentam tal fato e informam que o repasse será normalizado assim que for possível e houver condições financeiras para isso. Vale destacar que as questões trabalhistas entre empregado e empregador são compromissos das empresas, o que inclui depositar o vale dos trabalhadores na data correta".