A Ouvidoria Geral de Sorocaba, vinculada à Controladoria Geral do Município, recebeu em abril 533 denúncias de comércios abertos indevidamente, locais com aglomerações de pessoas ou lojas sem fornecimento ou uso de máscara e álcool gel. Do total denunciado, 291 foram pelo whatsapp, 194 via telefone e 48 através do site.
Após os registros, há dois setores para encaminhamento. A Divisão de Fiscalização de Posturas Mobiliárias e Imobiliárias, da Secretaria de Segurança Urbana (SESU), recebe as demandas de comércios que não deveriam estar abertos, ou aglomerações de pessoas, e realiza a fiscalização no local. Já a Divisão de Vigilância Sanitária, da Secretaria da Saúde (SES), é responsável pelas manifestações sobre saúde pública e averigua a não utilização de máscaras ou álcool gel nos estabelecimentos.
Cabe à Central de Atendimento da Ouvidoria Geral acompanhar essas notificações e cobrar as respostas dos respectivos setores. Há um prazo de até 20 dias para respostas ao cidadão que pode ser prorrogado por mais 10 dias, se necessário.
A pasta reforça que o atendimento presencial está temporariamente suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus. Qualquer manifestação pode ser feita através do portal oficial da Prefeitura, http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento, ou pelo whatsApp (15 – 99129-2426) para solicitações, reclamações, sugestões e elogios, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O município também disponibiliza o número de telefone 156, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Em virtude do grande número de ligações e mensagens recebidas pelo telefone 156 e whatsapp, pode ocorrer um tempo de espera nos atendimentos desses canais. Caso isso ocorra a Ouvidoria sugere que os munícipes registrem as manifestações através do Portal Oficial da Prefeitura, http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento, que está à disposição 24h por dia.