A Prefeitura de Sorocaba realizou mais uma “Operação Ferro-Velho”, com o objetivo de coibir casos de receptação de materiais sem procedência ou alvo de furto, bem como checar denúncias e identificar possíveis ocorrências nos âmbitos criminal e administrativo. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (7) e os cinco estabelecimentos vistoriados, todos na Zona Oeste, foram interditados devido a irregularidades.
A iniciativa contou com a atuação integrada do Setor de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan); da Guarda Civil Municipal (GCM) e equipes da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), além do Setor de Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES). Os locais vistoriados foram definidos a partir de denúncias e informações apuradas pelos fiscais.
Dois estabelecimentos na Vila Marta foram multados pela falta de licença de funcionamento e de sistema de videomonitoramento, interditados pela falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e notificados para remoção dos materiais em 72 horas. Um no Jardim Zulmira acabou notificado pela falta de licença, notificado para remoção dos materiais e interditado pela falta de AVCB.
A ação também contemplou o Jardim Ipiranga, onde um estabelecimento foi notificado pela falta de licença e para remoção dos materiais, multado por não ter videomonitoramento e interditado pela falta de AVCB. Outro, no mesmo bairro, levou multa por desrespeitar interdição anterior e pela falta de sistema de videomonitoramento, além de notificação para remoção dos materiais e nova interdição, desta vez pela falta de AVCB.
Essa “Operação Ferro-Velho” foi a segunda realizada nesta semana pela Prefeitura. A anterior, na terça-feira (6), resultou na fiscalização de cinco estabelecimentos nas zonas Oeste e Norte, em pontos no Jardim Zulmira, Jardim Betânia e Vila Nova Sorocaba. Um deles foi notificado para remoção dos materiais armazenados e quatro interditados definitivamente, dos quais um descumpria medida anterior que já determinava o encerramento das atividades.
O contato da população para denúncias pode ser feito pelo portal da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento (24 horas), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp: (15) 99129-2426 ou pelo telefone 156 (Ouvidoria Geral do Município); ou, ainda, pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).