22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

OAB Sorocaba adere a movimento em defesa da democracia

Postado em: 30/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Replicando a prática já adotada por instâncias superiores, entre as quais o Conselho Federal e a sua Seccional Paulista, a Subseção Sorocaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAN) adere e lança a versão local do “Movimento Democracia Sempre nas Subseções”. Para tanto realiza na próxima segunda, dia 3 de agosto, a partir das 14h, por videoconferência, em seu canal no Youtube e em outras plataformas. um debate que deverá reunir autoridades como a prefeita Jaqueline Barcelos  Coutinho, os presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Dini, e da Secção São Paulo do órgão, Caio Gustavo Silva dos Santos, além de representantes de segmentos da sociedade civil organizada. Será formada uma mesa de honra virtual e os participantes disporão de cinco minutos para se fazer suas considerações.

 

A proposta, explica o presidente da entidade, Márcio Leme, é que também aqui se estabeleça “um observatório, um escudo aos retrocessos civilizatórios e de defesa a todas as ameaças antidemocráticas”. A OAB em todas as suas esferas de competência, tem manifestado preocupação com o desequilíbrio institucional decorrente em grande parte da ação de grupos que usam do discurso de ódio e atacam em domínios estabelecidos nas redes sociais autoridades constituídas e defendem a intervenção militar no país, o que é, inclusive, proibido pela Constituição. “Vamos propagar e levar adiante a mensagem  #DemocraciaSempre e #AutoritarismoNão”, diz Márcio Leme.

 

“A história nos ensinou e ensina que não existe regime político melhor do que a Democracia e que não há promessa de futuro fora dela”, destaca Márcio Leme. “E nos causa indignação e perplexidade que, pela primeira vez, desde a redemocratização do país, a partir da entrada em vigor da Constituição de 1988, pessoas bradem pela ruptura dessa normalidade conquistada”.

 

O texto base elaborado do Movimento elaborado pela Seccional da OAB destaca ainda a gravidade das recentes e reiteradas manifestações que reclamam ostensivamente, em descumprimento à lei, medidas como o fechamento do Congresso Nacional e o fim do Supremo Tribunal Federal. “Agrava a situação quando nesses atos antidemocráticos observamos a presença de autoridades que deveria fazer justamente o contrário, isto é, trabalhar pela Democracia que ao menos lá atrás prometeram defender, mas que agora querem ver banida” reforça Leme. 

 

“Essas ameaças à Democracia obrigam a uma resposta da sociedade e das instituições brasileiras. O direito ao voto universal, a manutenção da liberdade de imprensa, a consagração do direito de defesa, a garantia da livre manifestação de pensamento sem incitação à violência, a defesa da transparência, a não permissão da circulação de informações e notícias falsas, a observância da independência e harmonia institucionais entre os Poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) e, sobretudo, o respeito à Constituição são pilares fundamentais da organização da sociedade brasileira e necessitam de apoio e vigília constantes”.

 

“Por tudo isso, devemos dizer um veemente NÃO às pretensões de ruptura com as balizas fundamentais do Estado Democrático de Direito e, portanto, combater com vigor a semente do preocupante autoritarismo, particularmente daqueles que não compreendem que o coletivo é sempre maior que o individual”. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Iara defende Lula: "Já tivemos tempos melhores. Parece que não reconhecem"

Mãe e filha são feitas reféns e vítimas de assalto em Sorocaba

Greve Geral: professores, motoristas de ônibus e servidores paralisarão atividades

Apoiadores de Bolsonaro reviram lixo do Alvorada para atacar jornalistas

"Eu acho que vai ter prorrogação do auxílio emergencial", diz Bolsonaro

Prefeitura de Votorantim determina volta das aulas presenciais somente em 2021 para o sistema municipal