Em uma primeira assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (31), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano de Sorocaba, a categoria aprovou o aumento salarial oferecido pelas empresas de ônibus de 5,83%.
O aumento será pago em duas vezes e também haverá reajustes nas demais classes econômicas. Outra assembleia está agendada para às 18h desta sexta-feira (31), para que todos os trabalhadores possam decidir sobre a campanha salarial. Os votos das duas assembleias serão somados para a decisão sobre a greve.
Greve anunciada
Na quarta-feira (29), motoristas do transporte coletivo de Sorocaba rejeitaram a proposta patronal de reajuste de 5,07% apenas nos salários e congelamento no valor do tíquete-refeição e da PLR. Caso um acordo não fosse fechado, havia a possibilidade de uma greve ser deflagrada na cidade na próxima semana.
A categoria está em campanha salarial, a data-base é 1º de maio e a pauta de reivindicações foi entregue no início de março às empresas STU e Consórcio Sorocaba, operadoras do transporte urbano em Sorocaba.
Reivindicações
Os trabalhadores em transportes reivindicam na campanha salarial deste ano a reposição da inflação do período de 1º de maio de 2018 a 30 de abril de 2019, mais aumento real de 3% nos salários, manutenção de todos os direitos conquistados em campanhas salariais passadas e reajuste nas cláusulas econômicas como tíquete-refeição e participação nos lucros e resultados (PLR).
No sistema de transporte urbano de Sorocaba trabalham quase dois mil trabalhadores e trabalhadoras, entre motoristas, agentes de bordo e profissionais em funções internas de apoio, como mecânico, borracheiro, funileiro e outros.
A sede do Sindicato dos Rodoviários em Sorocaba fica na rua Capitão Augusto Franco, 159, próximo ao terminal de ônibus São Paulo.