22 de Dezembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ministério lança plano de enfrentamento à violência contra crianças

Foto: Agência Brasil
Postado em: 19/05/2022

Compartilhe esta notícia:

O Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos anunciou nesta semana o lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, como parte das ações para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio. Segundo a pasta, serão investidos R$ 109 milhões em temáticas de exploração sexual e violência física, psicológica e institucional.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

“Hoje é um dia que gostaria de celebrar o fim do todo abuso ou exploração de crianças neste país. Não podemos tratar qualquer um destes casos com naturalidade ou como se fosse mais um. Devemos, todos os dias, nos indignar com cada caso relatado por vizinhos, imprensa”, disse a ministra Cristiane Britto, que participou do lançamento.

 

Ela ressaltou que, em 2021, o Disque 100 - central de denúncias contra os direitos humenos - recebeu mais de 18,6 mil queixas de violência sexual contra crianças e adolescentes. A data faz referência ao dia 18 de maio de 1973, quando Araceli, uma menina de oito anos, foi sequestrada e morta em Vitória, no Espírito Santo. No ano de 1991, os três acusados de matar a jovem foram absolvidos e o crime segue impune até hoje.

 

A violência sexual pode ocorrer de duas formas: pelo abuso sexual e pela exploração sexual. A diferença é que na exploração sexual, a criança ou o adolescente são usados para fins sexuais, com a intenção de gerar lucro. Em comum, está o fato de que na maior parte dos casos, o abusador é próximo ou faz parte da família das vítimas.

 

“Quando falamos do abuso, infelizmente lamentamos que cerca de 90% dos casos ocorrem em casa e o algoz é quase sempre o familiar ou alguém próximo à criança”, afirmou. “Aos pais ou responsáveis por vítimas de violência sexual, que busquem apoio para toda a família. A cura não vem com o silêncio, mas com terapia, com ajuda e orientação profissional”, acrescentou.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campanha incentiva renegociação de dívidas a partir desta segunda-feira

Saae/Sorocaba executa melhorias na rede de água em Aparecidinha nesta sexta-feira

Morte de Ricardo Boechat completa um ano e colegas prestam homenagens

Zona Oeste terá abastecimento interrompido neste domingo

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º; veja quem recebe e qual é o valor

Saúde amplia vacinação com Bivalente para maiores de 18 anos em todo o estado