A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Sesa), recebeu nesta quinta-feira (07) a confirmação, do Instituto Adolfo Lutz, de mais cinco casos de novo coronavírus (Covid-19). Agora a cidade soma 35 casos confirmados, desse total dois foram a óbito.
Dos cinco casos confirmados nesta quinta, três estão internados, sendo duas mulheres de 31 e 37 anos e um homem de 63 anos. As internações são duas em hospital particular e um no hospital municipal, ambos em Votorantim. Já os outros dois pacientes são uma mulher de 59 anos que já está recuperada e um homem de 38 anos que está em isolamento domiciliar.
Entre os 35 casos confirmados, 18 foram recuperados, 8 estão em isolamento domiciliar e 7 seguem internados. A cidade apresenta ainda 7 casos suspeitos que aguardam resultados e estão internados, sendo um em UTI.
Por conta do crescimento das confirmações dos casos do novo coronavírus, a Sesa reforça para que as pessoas sigam o isolamento e fiquem em suas casas o máximo necessário, além de continuarem com as ações de higienização das mãos com água e sabão, ou então com álcool em gel 70%. Também destaca para que evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar.
Além disso, o uso de máscaras caseiras é recomendado pelo Ministério da Saúde e passará a ser obrigatório no Estado a partir da próxima quinta-feira (7) por decreto do governo de São Paulo e no município, a partir de decreto municipal, sendo mais uma das importantes medidas no enfrentamento ao novo coronavírus. Para tanto, é preciso que a máscara, embora de confecção caseira, tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face.
Desde o início da pandemia o município está adotando todas as medidas necessárias no combate ao Covid-19. A cidade conta com um Plano de Contingência Municipal para tratar sobre o novo coronavírus, bem como vem realizando treinamentos com profissionais da rede municipal de saúde sobre aspectos gerais do novo vírus e protocolos de atendimentos, além do Comitê de Gestão para enfrentamento à pandemia.