Os leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19 continuam lotados na Santa Casa de Sorocaba, informou o gestor da unidade padre Flávio Miguel Júnior, durante o Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, edição desta terça-feira (28).
O hospital registrou a 100ª morte de paciente por coronavírus semana passada.
"A situação continua com lotação máxima, no entanto não temos alguém esperando para UTI covid-19. Ficamos com os 40 leitos ocupados", disse o padre.
"Até hoje, em toda essa pandemia, não tivemos estado de calamidade pública. Não registramos pessoas morrendo nas ruas, aguardando internação", relatou. "Não vejo um colapso no sistema de saúde".
O gestor do hospital disse também que leitos de UTI destinados a pacientes que não sejam coronavírus também estão ocupados. "Nossas outras duas UTIs para outras patologias de saúde estão lotadas, pois continuam problemas como pneumonia, problemas de AVC, cardiológicos".
Nesta segunda-feira (27), registraram ocupação máxima em leitos de UTI para covid-19 os hospitais particulares Evangélico (12 leitos) e Unimed (18 leitos). O Conjunto Hospitalar de Sorocaba registrou 100% de ocupação em seus leitos clínicos destinados à doença. O Hospital Adib Jatene ficou com ocupação acima de 93% em leitos de UTI.
Padre Flávio opinou que Sorocaba já está em situação de platô em casos do novo coronavírus. "É uma situação em que estamos nesse platô estável e esperando o quanto antes que comece a cair a partir do fim de agosto, início de setembro já tenhamos um declínio", comentou.