A prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) anunciou nesta sexta-feira (10) que Sorocaba vai permanecer na fase vermelha do Plano São Paulo até o próximo dia 19. A prefeita justificou a medida com a falta de leitos para atender a todos os pacientes. "Temos 10 pacientes aguardando UTI na cidade", afirmou a prefeita. Ela prometeu uma nova análise na próxima sexta-feira (17).
"A nossa responsabilidade e lucidez, a nossa preocupação é com a vida dos sorocabanos. É preservar vidas e garantir atendimentos", justificou Jaqueline ao anunciar a medida. "Seria uma irresponsabilidade, nós, diante da transmissão comunitária, seja a taxa de ocupação de leitos, nós abrirmos a atividade econômica", salientou.
Com a manutenção de Sorocaba na Fase Vermelha, somente os serviços essenciais poderão funcionar. Mais cedo, o governador João Doria anunciou que os indicadores da região de Sorocaba permitiam a evolução de todos os municípios para a fase laranja, que permite funcionamento com 20% da capacidade de atendimento presencial em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por outros três.