A prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) determinou que Sorocaba voltará para a fase vermelha do Plano São Paulo, com o fechamento do comércio, a partir da próxima segunda-feira (22). De acordo com a prefeita, "nós temos que seguir aquilo que a nossa secretaria da Saúde aponta". O anúncio segue as recomendações da nota técnica emitida pelo Governo do Estado na tarde desta sexta-feira (19), orientando a cidade para voltar a fechar o comércio em virtude da situação monitorada da propagação da doença na cidade.
"Se você reparar, não é apenas a situação do comércio. Os parques estão cheios, os pancadões. A população clama, clama, clama, por mais liberdade, mas não está fazendo a lição de casa. O poder público está", disse Jaqueline.
"Hoje vemos que Sorocaba tem 100% de ocupação da UTI da Santa Casa, situação que vem do último sábado pra cá. Apesar das medidas que tomamos, ampliação de leitos, ainda apresentamos esse quadro", explicou Jaqueline. "Nós estamos implantando mais 10 leitos na Santa Casa e na segunda estaremos com eles ativados".
O fechamento, segundo Jaqueline, terá caráter experimental até a próxima sexta-feira. A frota de ônibus permanecerá em 50%. A prefeita citou as ações da cidade no combate à doença e cutucou o governo do Estado. "Nós implantamos 40 leitos de UTI só para os moradores de Sorocaba. O Governo do Estado disponibiliza para os 48 municípios da região metropolitana 38 leitos", explicou Jaqueline.
Sorocaba está na fase laranja do Plano São Paulo, mas apresenta uma situação de tendência de alta nos casos, em uma zona muito perigosa para a lotação dos hospitais. Como há elevação das internações na cidade de Sorocaba, por pacientes com a covid-19, a recomendação do governo do estado é que o comércio volte a fechar as portas.
Após detectar a piora, o Estado enviou uma nota técnica recomendando restrições locais para a Prefeitura. "Os municípios têm autoridade e autonomia para, dentro de sua região, seguir a flexibilização ou fazer um endurecimento. Esta autonomia vem compartilhada da responsabilidade sobre os indicadores da própria cidade", disse o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.