A Polícia Civil de Sorocaba, por meio do 4° Distrito Policial, prendeu um homem por falsificação de bebidas. A prisão ocorreu na casa do suspeito, no Jardim Nova Esperança, nesta quinta-feira (16). O local também funcionava como fábrica clandestina de bebidas alcoólicas.
Conforme a ocorrência, na residência do detido, técnico de enfermagem de 23 anos, que também funcionava como adega, foram encontradas diversas garrafas de whisky, além de lacres falsificados.
O detido vendia as bebidas alcoólicas falsificadas principalmente por meio de entrega delivery e estava até em aplicativos de entrega de alimentos. O sistema funcionava 24 horas por dia. Atendentes faziam a coleta de pedidos e motoboys realizavam as entregas na casa dos clientes.
Os principais compradores dos produtos falsificados eram bares e comércios da periferia, além de jovens que frequentam bailes funk.
Os técnicos fizeram testes e a falsificação foi comprovada. No local, os policiais apreenderam 140 garrafas de whisky prontas para vendas. Algumas, informou a polícia, estavam sujas.
Os policiais também revelaram ter uma fábrica clandestina na casa do detido. Agentes da Vigilância Sanitária e da Associação Brasileira de Bebidas foram acionados e acompanharam a investigação. Houve a conclusão por meio da Visa, inclusive, que o consumo desses produtos falsificados pode causar riscos à saúde.
Para fazer as adulterações nas bebidas alcoólicas o homem usava ingredientes como corantes, essências, açúcar e coquetel alcoólico.
A fábrica clandestina foi lacrada pela Vigilância Sanitária. O alvará de funcionamento do comércio que funcionava na residência do detido será cassado.
O homem foi indiciado por adulteração de substâncias e produtos alimentícios, falsificação de papeis públicos e crime contra a ordem tributária.