Fundado em 1983, com a finalidade de prestar assistência integral através do SUS (Sistema Único de Saúde) a crianças e adolescentes carentes portadores de câncer, o GPACI – Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil é um exemplo de que nenhuma dificuldade financeira ou quaisquer outros obstáculos que a instituição enfrentou e enfrenta (e não são poucos...) foram suficientes para diminuir a garra dos seus voluntários, ao longo de sua história. E foi justamente pela luta incansável de centenas de apoiadores, entre eles o grupo de abnegados que fundou a entidade, que as conquistas foram possíveis e continuam sendo.
Muitos foram os cidadãos, administradores públicos e empresas que deram contribuições muito significativas para o GPACI se recuperar da crise financeira enfrentada no final dos anos 90. Entre outras ações, era necessário que a entidade atendesse às exigências do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). E outro desafio foi enfrentado e vencido: construir um novo hospital, mais moderno e equipado para a complexidade atual da doença. O Hospital do GPACI, nome pelo qual já era conhecido informalmente pela população, surgiu também para tornar possível o credenciamento como UNACON - Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, habilitada através do Ministério da Saúde.
Esses apoiadores – cidadãos comuns, voluntários, anônimos, empresários, profissionais liberais e autoridades de diversos segmentos da sociedade sorocabana e região, agregaram ao GPACI ainda mais profissionalismo e empenho na luta por uma grande causa. Todos, desde o início, sempre fizeram e fazem parte dessa luta, permitindo que a instituição nunca deixasse de prestar atendimento a um único paciente e conseguisse dar continuidade ao trabalho da instituição, mesmo nos momentos mais difíceis que enfrentou.
Com custo estimado, para o exercício de 2021, em trinta e nove milhões e quinhentos mil reais, o hospital GPACI, entre outros serviços, conta com ambulatório de quimioterapia, consultórios médicos, farmácia, salas para fisioterapia, imagem, odontologia, psicologia, serviço social serviço de nutrição e dietética. Possui hotelaria clínica e cirúrgica com 81 leitos. O Centro cirúrgico está equipado com três salas cirúrgicas, além de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com oito leitos.
O Hospital GPACI atende a 48 municípios do Estado de São Paulo, disponibiliza além dos medicamentos oncológicos, materiais hospitalares para o tratamento da doença e equipes especializadas em oncologia pediátrica: médicos, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, biomedicina, psicologia, radiologia, serviço social, odontologia, nutrição e dietética, engenharia clínica, tecnologia em informática e outras equipes de apoio, todos os exames laboratoriais e de imagens necessários, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos de alto custo; e também toda a atenção e cuidado que o paciente e seu acompanhante necessitam, através de doações de cestas básicas e roupas, entre outras necessidades.
Além de consultórios médicos, refeitório, agência transfusional, laboratório de análises clínicas, citologia, patologia, biologia molecular, serviço de imagem e diagnóstico, remoção de ambulância, fisioterapia, classe hospitalar e demais serviços de apoio.
Crianças ou adolescentes do serviço de oncologia, urgência e emergência pediátrica, quando chegam ao Hospital, encontram pessoas preparadas para prestar o melhor atendimento, acolhimento e humanização. Temos brinquedotecas em todos os pavimentos para realização de atividades lúdicas e entretenimento.
Referência em sua área de atuação
Desde 1992 o GPACI é considerado hospital referência para o atendimento em oncologia para 48 municípios do Estado. A partir de 2015 passou a ser também referência na urgência e emergência pediátrica exclusiva para Sorocaba, através da Secretaria Municipal de Saúde.
E se em 1992 o GPACI contava com cerca de 1.700 m² de área construída, atualmente já são próximos a 6.000 m², quase quatro vezes maior. Todo este desenvolvimento vem da credibilidade e confiança de toda sociedade que ajuda a manter o hospital e todo seu desenvolvimento estrutural, tecnológico e de pessoas, apoiando através de doações, insumos, campanhas especiais, bazar, incentivos fiscais, emendas de parlamentares, clubes de serviços, empresas e trabalho voluntário; esforços unidos em torno de um trabalho de parcerias que tem a participação da equipe técnica do hospital.
Em breve Transplante de Medula Óssea
A novidade para 2021 será a implantação do Serviço de Transplante de Medula Óssea, em ala especial com 10 leitos e toda área de apoio que está sendo preparada dentro do Hospital.
Além de disponibilizar um hospital completo em pediatria, o GPACI também contribui com o município de Sorocaba atendendo adultos e idosos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na realização de exames complementares em tomografia computadorizada, ecocardiograma, ultrassonografia e radiologia convencional.
Hoje queremos compartilhar com toda a comunidade de apoiadores e população da Região de Sorocaba, o 38º aniversário do GPACI e transmitir a todos nosso muito obrigado e sinceros agradecimentos.
Conheça, contribua e apoie o GPACI – Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil.
Para contribuir com o GPACI entre em contato pelos telefones (15) 2101-6592 ou (15) 99789-3908, ou também pelo e-mail: presidencia@gpaci.com.br
Outras informações podem ser obtidas no site da entidade: http://www.gpaci.org.br