22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

GPACI - 38 anos de uma causa vitoriosa para Sorocaba e Região

Foto: divulgação
Postado em: 20/06/2021

Compartilhe esta notícia:

Fundado em 1983, com a finalidade de prestar assistência integral através do SUS  (Sistema Único de Saúde) a crianças e adolescentes carentes portadores de câncer, o GPACI – Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil é um exemplo de que nenhuma dificuldade financeira ou quaisquer outros obstáculos que a instituição enfrentou e enfrenta (e não são poucos...) foram suficientes para diminuir a garra dos seus voluntários, ao longo de sua história. E foi justamente pela luta incansável de centenas de apoiadores, entre eles o grupo de abnegados que fundou a entidade, que as conquistas foram possíveis e continuam sendo.

 

Muitos foram os cidadãos, administradores públicos e empresas que deram contribuições muito significativas para o GPACI se recuperar da crise financeira enfrentada no final dos anos 90. Entre outras ações, era necessário que a entidade atendesse às exigências do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). E outro desafio foi enfrentado e vencido: construir um novo hospital, mais moderno e equipado para a complexidade atual da doença. O Hospital do GPACI, nome pelo qual já era conhecido informalmente pela população, surgiu também para tornar possível o credenciamento como UNACON - Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, habilitada através do Ministério da Saúde.

 

Esses apoiadores – cidadãos comuns, voluntários, anônimos, empresários, profissionais liberais e autoridades de diversos segmentos da sociedade sorocabana e região, agregaram ao GPACI ainda mais profissionalismo e empenho na luta por uma grande causa. Todos, desde o início, sempre fizeram e fazem parte dessa luta, permitindo que a instituição nunca deixasse de prestar atendimento a um único paciente e conseguisse dar continuidade ao trabalho da instituição, mesmo nos momentos mais difíceis que enfrentou.

 

Com custo estimado, para o exercício de 2021, em trinta e nove milhões e quinhentos mil reais, o hospital GPACI, entre outros serviços, conta com ambulatório de quimioterapia, consultórios médicos, farmácia, salas para fisioterapia, imagem, odontologia, psicologia, serviço social serviço de nutrição e dietética. Possui hotelaria clínica e cirúrgica com 81 leitos. O Centro cirúrgico está equipado com três salas cirúrgicas, além de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com oito leitos.

 

O Hospital GPACI atende a 48 municípios do Estado de São Paulo, disponibiliza além dos medicamentos oncológicos, materiais hospitalares para o tratamento da doença e equipes especializadas em oncologia pediátrica: médicos, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, biomedicina, psicologia, radiologia, serviço social, odontologia, nutrição e dietética, engenharia clínica, tecnologia em informática e outras equipes de apoio, todos os exames laboratoriais e de imagens necessários, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos de alto custo; e também toda a atenção e cuidado que o paciente e seu acompanhante necessitam, através de doações de cestas básicas e roupas, entre outras necessidades.

 

Além de consultórios médicos, refeitório, agência transfusional, laboratório de análises clínicas, citologia, patologia, biologia molecular, serviço de imagem e diagnóstico, remoção de ambulância, fisioterapia, classe hospitalar e demais serviços de apoio.

 

Crianças ou adolescentes do serviço de oncologia,  urgência e emergência pediátrica, quando chegam ao Hospital, encontram pessoas preparadas para prestar o melhor atendimento, acolhimento e humanização. Temos brinquedotecas em todos os pavimentos para realização de atividades lúdicas e entretenimento.

 

Referência em sua área de atuação

 

Desde 1992 o GPACI é considerado hospital referência para o atendimento em oncologia para 48 municípios do Estado. A partir de 2015 passou a ser também referência na urgência e emergência pediátrica exclusiva para Sorocaba, através da Secretaria Municipal de Saúde.

 

E se em 1992 o GPACI contava com cerca de 1.700 m² de área construída, atualmente já são próximos a 6.000 m², quase quatro vezes maior. Todo este desenvolvimento vem da credibilidade e confiança de toda sociedade que ajuda a manter o hospital e todo seu desenvolvimento estrutural, tecnológico e de pessoas,  apoiando através de doações, insumos, campanhas especiais, bazar, incentivos fiscais, emendas de parlamentares, clubes de serviços, empresas e trabalho voluntário; esforços unidos em torno de um trabalho de parcerias que tem a participação da equipe técnica do hospital.

 

Em breve Transplante de Medula Óssea

 

A novidade para 2021 será a implantação do Serviço de Transplante de Medula Óssea, em ala especial com 10 leitos e toda área de apoio que está sendo preparada dentro do Hospital.

 

Além de disponibilizar um hospital completo em pediatria, o GPACI também contribui com o município de Sorocaba atendendo adultos e idosos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na realização de exames complementares em tomografia computadorizada, ecocardiograma, ultrassonografia e radiologia convencional.

 

Hoje queremos compartilhar com toda a comunidade de apoiadores e população da Região de Sorocaba, o 38º aniversário do GPACI e transmitir a todos nosso muito obrigado e sinceros agradecimentos.

 

Conheça, contribua e apoie o GPACI – Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil.

 

Para contribuir com o GPACI entre em contato pelos telefones (15) 2101-6592 ou (15) 99789-3908, ou também pelo e-mail: presidencia@gpaci.com.br

 

Outras informações podem ser obtidas no site da entidade: http://www.gpaci.org.br

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PM que quebrou cassetete na testa de estudante é promovido a major

Shopping Cidade Sorocaba inaugura decoração de Natal no próximo sábado

Pela primeira vez, TSE tem duas ministras negras em sessão plenária

Movimento Negro protesta em SP contra racismo sofrido por Vini Jr

Sorocaba registra acumulado de 65 mm de chuva apenas em uma noite

Carnaval de São Paulo vai ter sistema de reconhecimento facial para identificar suspeitos