22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Governo manda avião presidencial para buscar brasileiros em Gaza

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 13/10/2023

Compartilhe esta notícia:

O governo federal enviou nesta quinta-feira (12) a aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República para resgatar brasileiros que estão em Gaza. O avião irá para Roma, na Itália, de onde aguardará autorização para ir ao Egito resgatar os brasileiros que pediram repatriação e estão no lado palestino do conflito no Oriente Médio.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

O acionamento foi feito em caráter de urgência. O objetivo é deslocar cerca de 20 brasileiros que estão em Gaza e manifestaram interesse em retornar ao Brasil.

 

Com capacidade para 40 passageiros, o avião presidencial foi cedido especialmente para a missão. A decolagem ocorreu na Base Aérea de Brasília, às 16h30. No caminho, a aeronave fará uma parada técnica em Cabo Verde e aterrissará em Roma por volta das 6h de sexta-feira (horário local).

 

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já entrou em contato ontem com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, para garantir uma passagem humanitária para os brasileiros fazerem a travessia entre Gaza e o Egito, a partir de onde seria mais viável permitir aos brasileiros um retorno seguro.

 

Esta é a a sexta aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) enviada para atuar na Operação Voltando em Paz, que repatria brasileiros em Israel.  Ao todo, 494 brasileiros já foram deslocados desde o início da operação, levando em conta os dois voos que já aterrissaram no Brasil e o que está em deslocamento.

 

Ponto de resgate de brasileiros em Gaza durante conflito entre Israel e Hamas.

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edição 2018 do programa Capacita já está com inscrições abertas

Deputados invadem hospital de campanha do Anhembi e causam tumulto

Bolsonaro tem aprovação menor do que ex-presidentes que enfrentaram escândalos

Sorocaba ultrapassa 14 mil casos de coronavírus; duas novas mortes são registradas

Com hospitais lotados e explosão de casos, Doria deve voltar a endurecer quarentena na região

Lula defende investimento no futebol para mulheres