A gincana interescolar, que mobilizou diversos pontos da cidade com a arrecadação de mais de 7,2 toneladas de resíduos eletroeletrônicos, conheceu o grande vencedor na manhã desta sexta-feira (18). A Escola Municipal “Achilles de Almeida” coletou mais de 3,2 toneladas de materiais e foi a campeã da competição.
A escola com mais de mil alunos, localizada na Vila Hortência, realizou uma verdadeira força tarefa para reunir a maior quantidade de resíduos na competição que teve seu início oficial no dia 2 de setembro. A diretora Elaine Ortiz Souza explica que a vitória veio por meio de um grande esforço coletivo. “A união de todos os participantes, em especial de todos os nossos alunos, foi fundamental para o sucesso da gincana em nossa unidade. O lixo eletrônico causa grave problema para o meio ambiente e o tema foi trabalhado em sala de aula. Só alcançamos a vitória na competição devido a essa conscientização”, disse.
Durante a gincana, a vice-diretora Elaine Mendes da Silva promoveu um engajamento com a comunidade, fez campanha e estabeleceu parcerias para que a unidade tivesse êxito na competição. “Nós desenvolvemos ações junto ao grêmio da escola, ao pessoal da UFScar que foram muito participativos, à comunidade que participou expressivamente, além de um movimento bem bacana nas redes sociais”, conta. “A participação da professora Daniele Francischinelli Lisboa foi crucial para o resultado vitorioso da escola, pois ela percorreu o comércio local e explicou a importância da campanha coletando inúmeros materiais”, completa.
Os estudantes também levaram a sério a gincana e mobilizaram familiares, amigos e demais contatos para atingir o objetivo de conquistar o primeiro lugar. “A iniciativa foi muito importante por conta da preocupação em retirar materiais que virariam lixo com intuito de transformar em novos produtos, ajudando o meio ambiente. Ficamos muito felizes em conquistar o primeiro lugar, mas o mais importante foi a conscientização ambiental abordada”, comemora a estudante da unidade Maria Vitória da Silva Molini.
As demais unidades participantes completaram a gincana nas seguintes colocações: EM. “Matheus Maylasky” com 1.988 kg; EM. “Flávio de Souza Nogueira” com 1.175 kg; EM. “Leonor Pinto Thomaz” com 597 kg e a EM. “Getúlio Vargas” com 254 kg. As três escolas mais bem colocadas receberão como premiação um notebook remodelado, feito a partir do reaproveitamento das matérias-primas coletadas, além de troféu. A escola vencedora levará uma turma para conhecer todo processo de transformação dos resíduos em matéria-prima da Sinctronics, empresa idealizadora do projeto.
A gestora de desenvolvimento educacional, Leila Chinelatto, salienta a importância do projeto. “Independente do vencedor, todos ganharam, pois a marca de mais de sete toneladas representa um marco no histórico da gincana e uma lição que jamais será esquecida na vida dos estudantes”, ressalta.
O secretário da Educação, Wanderlei Acca, parabenizou a escola vencedora e as demais unidades por participarem de uma ação voltada à sustentabilidade. “A Secretaria da Educação celebra iniciativas que trazem reflexões transformadoras como esta gincana que pôs em prática a responsabilidade e o cuidado com o futuro do nosso meio ambiente”, conclui o titular da pasta.