A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou, na noite desta terça-feira (02), operação coordenada e em apoio à Secretaria da Cidadania, para a abordagem social de pessoas em situação de rua na região próxima à rodoviária.
O objetivo é verificar as condições em que essas pessoas estão, identificando aspectos, como condições de saúde, motivos pelos quais estão na rua e se há vínculos familiares, oferecendo várias formas de assistência.
Após a abordagem, consulta e identificação dessas pessoas, seis foram orientadas e dispensadas; uma foi encaminhada de volta para sua casa, com ajuda do proprietário da empresa onde trabalha, e outra pessoa foi encaminhada ao SOS (Serviço de Obras Sociais) de Sorocaba.
Toda a ação transcorreu de forma tranquila e foi acompanhada pessoalmente pelo secretário de Segurança Urbana, Coronel Vitor Gusmão, pelo secretário da Cidadania, Clayton Lustosa e pelo controlador geral, João Alberto Corrêa Maia, com o apoio de outras secretarias, como a Saúde, que, ao término da abordagem social, solicitou apoio para a internação de um homem em surto psicótico, que estava em frente à ETEC Rubens de Faria. Foi acionado o Samu, que o encaminhou para a UPH da Zona Oeste.
Participaram dessa operação nove guardas civis em três viaturas da GCM.