Uma nova operação integrada entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM), para coibir “pancadões” e outros tipos de aglomerações, ocorreu no último fim de semana em Sorocaba, desta vez na tarde de domingo (4). A ação prosseguiu até as 2h30 desta segunda-feira (5) e, ao todo, 119 veículos foram autuados por irregularidades, em dois pontos da cidade. O setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura e a Vigilância Sanitária (Visa) Municipal também participaram, visitando seis estabelecimentos que foram alvos de denúncias de aglomeração.
Oito GCMs e oito PMs atuaram na operação, como forma de garantir a segurança pública e minimizar os riscos de contágio durante a pandemia da Covid-19. A ação teve início às 16h, com bloqueio realizado nas proximidades do Parque Amadeu Franciulli, no bairro Vitória Régia.
Equipes também estiveram no Parque Paineiras, em ponto da Avenida Olinda Aires Paulete, e na Rua Estado de Israel, no Jardim Ipiranga. Neste último, a PM também atuou, até as 20h, para evitar aglomerações. Os três locais costumam, sobretudo nos fins de semana, juntar grande quantidade de pessoas, principalmente jovens.
Já, os agentes da Fiscalização de Posturas e da Visa, acompanhados de GCMs e PMs, estiveram nos bairros Além-Ponte, Jardim Topázio, Zona Industrial, Vila Helena, Parque Vitória Régia e Parque Esmeralda. Dos seis estabelecimentos averiguados, quatro estavam fechados, um não apresentou irregularidade e um foi notificado por falta de alvará de funcionamento e precisou encerrar as atividades.
A GCM ainda realizou patrulhamento preventivo em próprios municipais, para garantir a segurança da comunidade e do patrimônio público. Além do telefone 153, da GCM, a população também pode acionar o 190, da PM, para fornecer informações que colaborem no trabalho das autoridades, sobretudo para coibir aglomerações.