Por Vanderlei Testa
A publicação do artigo do Nonno Pasquale Gallo teve retorno de mais de cem comentários no Ipa Online. Entre eles, chamou à atenção a resposta que recebi do casal Francisca e Alcides Macedo, residentes em Votorantim. Eles contaram que conviveram com o Pasquale e esposa, em 1958, na cidade de Capão Bonito.
Citam nossos leitores, emocionados, que Pasquale era solteiro e tinha uma loja na cidade. Uma tia costureira da Francisca produzia calças para serem vendidas no seu comércio de roupas e armarinhos.
Outro fato marcante foi a chegada da jovem Ímola, da Itália, que se tornou a esposa do Pasquale. Ele foi busca-la em Santos e a trouxe para Capão Bonito. Ficaram amigas, Francisca e Ímola. Posteriormente Francisca prestou serviços no lar da família Gallo.
Nas suas lembranças relatadas com emoção, Francisca conta que a Ímola gostava de cantar e tocar violino em momentos de saudade da Itália e de seus pais. Choravam juntas!
Ainda na continuidade da troca de mensagens que mantivemos após a publicação do artigo, soube que o Pasquale abriu uma sorveteria e a primeira pizzaria de Capão Bonito. Era um empreendedor nato. É uma história de roteiro de novela essa comunicação da rede social através de nossa página, que aproximou famílias distantes há 59 anos, como a dos Macedo e do Gallo.
Aproveitei para conhecer melhor a família de Francisca e Alcides. Ela é natural do Rio Grande do Norte, e Alcides, de Capão Bonito. Formaram um casal abençoado por Deus, gerando quatro filhos e nove netos. Atualmente com 58 anos de casados, são pessoas felizes e apaixonadas em conquistar amigos e fazer o bem à comunidade do bairro e religiosa onde participam.
Francisca aprendeu com sua mãe, desde criança, a arte de fazer bordados e crochê, artesanato natural da sua cidade natal. Essa habilidade que a acompanha até hoje, a conduziu a produzir lindas peças de roupas que decoram artesanalmente mesas e móveis, cozinhas e camas, de centenas de residências. Ela passa horas com as linhas e agulhas modelando cada figura colorida que transfere aos tecidos. Nos seus contatos com a natureza, Francisca cuida das plantações e do jardim repleto de perfume das flores.
A serenidade da vida do casal rodeado dos filhos e netos, amigos e parentes, tem sido com a fé que alimenta suas vidas, o alimento generoso do Criador em mais de cinco décadas de convivência de amor conjugal.
Vanderlei Testa é jornalista e publicitário
vanderleitesta.ipa@gmail.com