24 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Flordelis: relator no Conselho de Ética recomenda cassação do mandato

Foto: Agência Brasil
Postado em: 02/06/2021

Compartilhe esta notícia:

O relator do processo contra a deputada Flordelis (PSD-RJ) no Conselho de Ética da Câmara, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), recomendou em seu parecer que ela perca seu mandato. Para ele, os indícios são suficientes para caracterizar a quebra de decoro parlamentar.

 

“As provas coletadas tanto por esse colegiado, quanto no curso do processo criminal, são aptas a demonstrar que a representada tem um modo de vida inclinado para a prática de condutas não condizentes com aquilo que se espera de um representante do povo. Por todo o exposto, voto pela perda do mandato da deputada Flordelis”, disse o relator no documento.

 

Flordelis responde a processo por quebra de decoro parlamentar, acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019 na casa da família em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.

 

Segundo Leite, ainda que a Justiça conceda à deputada uma eventual absolvição, a perda do mandato não se reverteria. “A quebra do decoro parlamentar não se dá nos mesmos moldes do crime em espécie. As hipóteses estão previstas na Constituição e no próprio Código de Ética e Decoro Parlamentar”, disse.

 

O relatório foi apresentado, mas não foi votado ainda. Foi feito um pedido de vista coletivo e a votação ocorrerá após um período de dois dias úteis. A tendência é que o parecer seja votado no Conselho de Ética na próxima semana, em virtude do feriado de quinta-feira (3). 

 

Caso seja aprovado no conselho, a cassação de Flordelis será decidida pelo plenário da Câmara. Nesse caso, são necessários os votos de pelo menos 257 deputados em votação aberta para cassar o mandato da deputada.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Thiago Brennand encara 1ª audiência da Justiça nesta terça em Porto Feliz

Caixa paga auxílio emergencial para 3,2 milhões de beneficiários

"A ministra da igualdade Racial tem gastado muito em viagens", provoca Fausto em resposta a Iara

Após criança morrer atropelada por van escolar, Prefeitura de Itu decreta luto oficial

Celso de Mello rejeita pedido de apreensão de celular de Bolsonaro

Helder Barbalho, governador do Pará, é alvo da PF em operação sobre compra de respiradores