A operação “Todos contra a Covid”, da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), por meio da área de Fiscalização, e em parceria coma Guarda Civil Municipal (GCM), fechou um bar e um prostíbulo na cidade, na noite desta sexta-feira (03). A Prefeitura não divulgou onde ficavam os locais.
As duas ações foram oriundas da participação da comunidade no trabalho de combate à desobediência do decreto municipal que estabelece o funcionamento de estabelecimentos comercias, e que coopera denunciando atividades ilegais neste momento de pandemia.
Além de atender às denúncias, a operação acontece diariamente com a atuação de sete equipes de fiscais, em trabalho por todas as regiões de Sorocaba. Também na tarde desta sexta-feira (03), com o apoio da GCM foi realizada uma operação de saturação no bairro Ipiranga visando coibir o uso de cerol.
A “Operação Todos Contra a Covid” foi deflagrada há quase um mês com o objetivo de conscientizar e sensibilizar à população, entre comerciantes e consumidores, quanto à importância da prática das normas sanitárias de combate ao novo coronavírus, atuando para fazer cumprir as diretrizes do decreto de epidemia da Covid-19 e da quarentena local.
A operação foi planejada de forma setorizada de modo a disponibilizar as equipes em áreas distintas da cidade, com o apoio e suporte da GCM em várias situações.
Feiras livres
Neste sábado (04) agentes da Fiscalização estiveram nas feiras livres do São Conrado e Barcelona e na feira de orgânicos do Parque Campolim. Nesta última os feirantes foram orientados quanto à obrigatoriedade de expor a descrição e valor dos produtos comercializados. Nas outras duas, apenas dois feirantes foram orientados para a necessidade de disponibilização de álcool em gel para a clientela. A fiscalização constatou que todos os feirantes utilizavam máscaras e não foi anotada a presença de vendedores ambulantes irregulares.