22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Estados e municípios poderão importar vacinas, decide Lewandowski

Foto: Agência Brasil
Postado em: 18/12/2020

Compartilhe esta notícia:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski decidiu ontem (17) que os estados, municípios e o Distrito Federal poderão importar vacinas contra a covid-19 que foram aprovadas pelas autoridades sanitárias de outros países. Na decisão, o ministro autoriza a importação somente diante do eventual descumprimento do plano nacional de vacinação e se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não expedir autorização para uso de um imunizante em 72 horas, prazo previsto em lei.


As informações são da Agência Brasil.

 

A decisão tem caráter preventivo e foi tomada a partir de uma ação protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Até o momento, nenhum dos laboratórios que desenvolvem a vacina contra o novo coronavírus pediu autorização da Anvisa para comercialização da vacina. 

 

“Defiro em parte a cautelar para assentar que os estados, Distrito Federal e municípios, no caso de descumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, recentemente tornado público pela União, ou na hipótese de que este não proveja cobertura imunológica tempestiva e suficiente contra a doença, poderão dispensar às respectivas populações as vacinas das quais disponham”, decidiu o ministro. 

 

Na terça-feira (15), em ofício enviado ao STF, o Ministério da Saúde informou que o início da vacinação contra a covid-19 no país deve começar em até cinco dias após a aprovação de um imunizante pela Anvisa e a entrega do produto ao estoque da pasta. 

 

O ministério prevê que a fase inicial da vacinação, destinada a quatro grupos prioritários, será de quatro meses. Serão necessários 30 dias para a conclusão da vacinação de cada grupo. 

 

Pela previsão, o prazo estimado para vacinação da população em geral é de 12 meses. O prazo dependerá da quantidade de vacinas entregue pelos laboratórios. Atualmente, as vacinas dos laboratórios Astra Zeneca, Jansen, Sinovac e Pfizer estão na terceira fase de testes, que antecede o pedido de registro na Anvisa. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

‘Está morto’, diz Guedes sobre imposto nos moldes da CPMF

Sorocaba sedia 1º Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes para a Região Metropolitana

Bolsonaro é multado por propaganda irregular nas eleições de 2022

Petrobras anuncia aumento de 7,47% no preço da gasolina a partir desta quarta-feira

Sorocaba realiza ‘Dia D’ de vacinação contra a febre amarela neste sábado

Simone Marquetto anuncia as Frentes Parlamentares Nacionais que fará parte em Brasília