Mais 12 casos de Covid-19 foram confirmados nesta quarta-feira (10) pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Sesa). Com isso subiu para 251 o número de notificações confirmadas, sendo 13 óbitos. Outros 21 pacientes aguardam resultados.
A Sesa reforça o pedido para que a população evite sair de casa e, se sair, faça uso máscara e tome todos os cuidados necessários. A pasta também destaca que tem aumentado a testagem junto aos servidores que trabalham na área da saúde, bem como nos pacientes com sintomas.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, entre os 251 casos confirmados, 186 foram recuperados, 41 estão em isolamento domiciliar, 11 hospitalizados (sendo um em UTI) e 13 foram a óbito. Há também 21 casos suspeitos que aguardam resultados, desses 7 estão internados. A Saúde também investiga uma morte suspeita. Desde o início da pandemia, 376 casos já foram descartados na cidade.
Crescimento de casos
Em apenas 10 dias, Votorantim registrou 104 novos casos a mais e três mortes pela doença. No caso, são 10,4 novos casos por dia registrados. Em primeiro de junho, a cidade somava 147 casos confirmados, sendo 10 mortes.
Isolamento social
Desde o início da reabertura restrita do comércio, ocorrida em 1º de junho, Votorantim tem registrado isolamento social entre 42% e 50%, sendo este maior percentual registrado durante o fim de semana.
O isolamento social ainda é defendido pelo governo do Estado de São Paulo.
Cuidados necessários
Por conta do crescimento das confirmações dos casos do novo coronavírus, a Sesa reforça para que as pessoas sigam o isolamento e fiquem em suas casas o máximo necessário, além de continuarem com as ações de higienização das mãos com água e sabão, ou então com álcool em gel 70%.
Também destaca para que evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório.
O município está adotando todas as medidas necessárias no combate ao Covid-19. A cidade conta com um Plano de Contingência Municipal para tratar sobre o novo coronavírus, bem como vem realizando treinamentos com profissionais da rede municipal de saúde sobre enfrentamento à pandemia.