Por Vanderlei Testa
Hoje vou refletir o que penso das eleições de amanhã, 15, em Sorocaba. Somos uma metrópole de 700 mil habitantes. Um povo trabalhador, formado por famílias, que tem além do número do titulo, vontade de acreditar no futuro. Vontade essa traduzida em educação, saúde e empregos.
Durante a campanha eleitoral assisti promessas e planos de governo. Sempre é assim. Candidatos em carreatas, feiras-livres, ruas e praças. É o jeitão mundial de se fazer política.
Lá nos EUA o candidato à presidência que perdeu não aceita os resultados. E vai à luta jurídica gastar os seus milhões de dólares por vaidade do poder.
Aqui em Sorocaba, com certeza teremos segundo turno com Jaqueline e Maria Lucia. Até poderia arriscar o nome de quem ocupará a partir de 2021 o Paço Municipal. Também imagino quem ficará com as vinte vagas da Câmara Municipal. Intuição com margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo como costumam dizer os noticiários de pesquisas.
Pensei em escrever os nomes e colocar em um envelope fechado. Enviar o envelope ao editor do site do jornal Ipanema. Depois da votação ele confere. Mas decidi colocar aqui. Minha listinha de onze vereadores que imagino a serem reeleitos: Martinez, Luiz Santos, Marinho Marte, Fernando Dini, Hudson Pessini, Hélio Brasileiro, Iara, Fausto Peres, João Donizete, Vanderlei Diogo, Irineu Toledo.
Novos eleitos: Hélio Godoy (entre os três mais votados, com Fernando Dini e Martinez), Toninho Castelhano, do Santuário Santa Filomena, será uma surpresa a muitos políticos, Daniel Pólice, Silvano Jr, Teófilo Negrão foram os que fizeram uma campanha com suas bases mais fortes nos bairros e redes sociais e que têm chances. Os demais candidatos serão voto a voto nas urnas e pode ser que apareça alguma “zebra”.
Até amanhã nas urnas ainda tem muita gente indecisa. Em quem votar?
Pessoalmente, se eu fosse você, com indecisão, jamais colocaria um número no nome que está saindo candidato sem que ele tenha preparo de conhecimentos sobre a responsabilidade social dessa importante missão.
O que você faria se fosse prefeito ou vereador? A mesma resposta ouça interiormente de quem você votará. Afinal, estamos cheios de sermos usados e marcados por tapinhas nas costas e debates demagógicos.
Boa eleição a todos! Na noite de domingo a gente confere.
Vanderlei Testa é jornalista e publicitário; escreve aos sábados no