07 de Setembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Eduardo Lages impressiona pela cor e grafismo na Galeria Fernanda Monteiro em Sorocaba - veja a coluna de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 15/09/2022

Compartilhe esta notícia:

A boa notícia cultural que circula em Sorocaba é a abertura da Exposição Cromo Grafismo. O evento a ser celebrado na galeria da artista plástica Fernanda Monteiro acontece no dia 16 de setembro às 18 h. A abertura ao público será de 19 de setembro a 20 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 14 às 19 h na rua Gustavo Teixeira, 600. No início deste mês da estação primavera no Brasil, a artista sorocabana radicada em Portugal, Letícia Barreto, inaugurou o calendário Arte Contemporânea ‘ORCA’ da galeria de arte Fernanda Monteiro para este segundo semestre.

 

A exposição Cromo Grafismos tem a assinatura do artista internacional Eduardo Lages, natural de Rancharia e morador em Sorocaba. A mostra com curadoria de Fernanda Monteiro traz uma coletânea de pinturas do artista. As telas trazem reflexões do pintor Eduardo Lages sobre temas do cotidiano, sobretudo da natureza, revisitados através de uma interpretação cromática única. As obras são uma espécie de mosaico, onde as ‘tesselas’ são pequenos ou grandes planos de cor, diz Fernanda. O nome da exposição: “Cromo de cor e grafismo” de desenho, define o que Eduardo Lages redesenha e redefine a realidade que ele escolhe nos mostrar nesta mostra a ser prestigiada pelos amantes de pinturas que tocam a alma dos visitantes, afirma a curadora da Mostra.

 

Segundo diz a curadora da mostra, Fernanda Monteiro, “a pintura de Eduardo Lages apresenta, dentro de uma estética fragmentada, minuciosamente calculada de um mosaico “art nouveau”, uma vivacidade fauve”. Seu olhar caleidoscópico nos propõe uma experiência multifacetada de temas naturais ou cotidianos com um espectro cromático renovado, destaca.

 

Na sedução entre o gráfico e a cor está a poética de Lages, que nos cede novos óculos para perceber um “desconhecido familiar”, um misto entre o em comum e o incomum, entre o simples e o excepcional. “E nesta contemplação nos deixamos inebriar com o cromo que nos empresta graciosamente um instante do chronos”.

 

Fernanda Monteiro destaca também que haverá o ‘Café Tertúlia’ na sua galeria, no dia 01 de outubro, sábado, das 9 às 11h. Para este último evento é necessária a inscrição prévia via whatsapp, pelo número (15) 997890426, com entrada franca.

 

Eduardo Lages é artista plástico natural de Rancharia - SP, mas vive há anos em Sorocaba, onde fixou residência e amadureceu como artista. Ainda na adolescência, Eduardo já se destacava como excelente desenhista. Fernanda destaca que foi nos ateliers de Ida Santoro e Raquel Taraborelli que Eduardo aprofundou seus conhecimentos artísticos. Num primeiro momento, inspirado pela descontração impressionista, pintou temas do cotidiano e da natureza, que, ao longo de sua caminhada artística foram sendo gradativamente reinterpretados e geometrizados até se redefinirem na paleta atual. A cor nas suas obras como fundamento, se dissolve em abstrações, despindo-se do realismo de outrora. Embora se perceba influências deste ou daquele movimento, de um ou outro artista, Lages tem uma estética própria e prefere não se rotular, pintando aquilo que lhe chama a atenção da forma que melhor lhe convém. As suas obras tem inúmeras variações de cores, revelando um intenso e pormenorizado estudo cromático.

 

Em seu currículo, o artista reúne algumas exposições internacionais em Portugal e Paris, dentre as quais destaca a “Semaine d”art Brésilien à Paris, na “Galerie Artitude”. Tem trabalhos comercializados na Europa e Estados Unidos. Em Sorocaba já teve suas pinturas expostas na Biblioteca e Câmara Municipal. Em 2015 recebeu a medalha "Lágrima da Terra”, outorgada pelo Governo do Estado de São Paulo em reconhecimento a pintura em que retrata a casa onde viveu o historiador e monsenhor Castanho, Aluísio de Almeida, atual sede do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS). Também expôs seus trabalhos na “Inn Gallery" em São Paulo, em 2018.

 

Visitar a Mostra de Eduardo Lages é uma excelente oportunidade de conhecer os seus trabalhos. Estarei lá!

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário escreve no portal www.jornalipanema.com.br

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia Militar de Tapiraí prende homem suspeito de matar a menina Heloá em Piedade

Homem é preso em flagrante após furtar agência bancária no Centro de Sorocaba

Justiça determina volta de transporte gratuito em SP para quem tem entre 60 e 64 anos

Animais agonizando são mortos a tiros em Brumadinho

Passageira é flagrada com mala recheada de maconha em ônibus na Castello

Saúde lista dicas de prevenção do coronavírus durante as festas de final de ano