26 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dirigir alcoolizado aumenta mais de três vezes a chance de morte

Foto: Agência Brasil
Postado em: 25/09/2020

Compartilhe esta notícia:

O número de mortes causadas por acidentes de trânsito em que há suspeita de embriaguez chegou a 551 no estado de São Paulo, no período de janeiro de 2019 a julho de 2020. O número de óbitos ocorreu em 10% dos 5.150 acidentes registrados em que há, pelo menos, um motorista suspeito de dirigir bêbado.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

A taxa geral de mortalidade em acidentes de trânsito no estado é de 3%, ou seja, dirigir sob efeito de álcool aumenta em mais de três vezes a chance de morte. Os dados, divulgados nessa quinta-feira (24), são do programa Respeito à Vida, da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo.

 

O levantamento abrange os acidentes de trânsito registrados pela Polícia Militar com infrações aos artigos 306 e 307 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que referem-se a dirigir sob a influência de álcool e recusar-se a fazer o teste do bafômetro.

 

“A embriaguez no volante é um problema sério, que triplica os riscos e coloca muitas vidas em jogo. Ampliaremos nossos esforços no sentido de levar ainda mais informação e conscientização para a população. Só a mudança efetiva de comportamento pode mudar esse cenário", afirma o diretor-presidente do Detran de São Paulo, Ernesto Mascellani Neto. 

 

O levantamento mostra ainda que, de janeiro de 2019 a julho de 2020, houve mais registros de mortes causadas por acidentes de trânsito nas vias municipais (275) do que nas rodovias (267). A maioria das vítimas fatais são os jovens de 18 a 24 anos (55%), seguidos pelo público entre 50 e 59 anos (19%).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jovem morre após capotamento de carro na avenida Itavuvu; carro bateu em árvore

Carnês do IPTU serão distribuídos em fevereiro; imposto tem reajuste de 4.39%

Anticorpos contra Covid-19 continuam em alta 5 meses após infecção, diz novo estudo

Estado de São Paulo registra 112 casos confirmados para coronavírus

Bombeiros encontram mais um corpo de vítima de tragédia em Brumadinho

Aprovação de Bolsonaro sobe de 30% para 37% em agosto, segundo pesquisa XP/Ipespe