A Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), realizou no ano de 2021, uma complexa investigação que desarticulou uma organização criminosa que cometia golpes do “falso motoboy”.
O trabalho de investigação, que durou cerca de seis meses, começou após o registro de casos onde os criminosos diziam para as vítimas que os cartões delas haviam sido clonados e precisariam ser bloqueados. Na sequência, uma pessoa, passando-se por motoboy da empresa, ia até as residências afirmando que estava ali para retirar o cartão e efetuar seu bloqueio. No entanto, com o cartão em mãos, o criminoso realizava vários saques e compras.
Na época foram cumpridos 20 mandados de busca e 12 prisões foram efetuadas. O trabalho revelou que o grupo criminoso movimentou cerca de R$ 10 milhões e, na residência do líder do grupo criminoso, foi apreendida a quantia aproximada de R$ 400 mil em espécie.
Recentemente, foi publicada sentença judicial que determinou que os valores localizados pela Polícia Civil de Sorocaba fossem utilizados para ressarcir as vítimas dos golpes. Além disso, por determinação judicial, uma expressiva quantia será encaminhada para um fundo do Estado de São Paulo.
Os integrantes da quadrilha foram condenados a pena de mais de 8 anos pelos crimes de estelionato, organização criminosa e lavagem de dinheiro, e atualmente permanecem presos.
O sucesso das investigações e o resultado da sentença se deu, certamente, por conta do árduo trabalho de investigação e da atuação do Ministério Público durante o processo.