22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Defesa informa que enviará conclusão da auditoria nas urnas nesta quarta

Foto: Agência Brasil
Postado em: 08/11/2022

Compartilhe esta notícia:

Gilvan Marques, FOLHAPRESS


O Ministério da Defesa, do governo de Jair Bolsonaro (PL), informou nesta segunda-feira (7) que irá enviar a conclusão da auditoria feitas nas urnas eletrônicas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na próxima quarta-feira (9).


O Ministério da Defesa informa que, no próximo dia 9 de novembro, quarta-feira, será encaminhando ao Tribunal Superior Eleitoral o relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação, realizado pela equipe de técnicos militares das Forças Armadas. Comunicado do Ministério da Defesa nas redes sociais


Em outubro, após a realização do primeiro turno das eleições, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, já havia solicitado à Defesa os documentos com o relatório sobre a conclusão da auditoria, mas, na ocasião, a pasta disse que só entregaria após o segundo turno em um prazo de até 30 dias.


Ao pedir que a Defesa se manifestasse em 48 horas, Moraes argumentou que "as notícias de realização de auditoria das urnas pelas Forças Armadas, mediante entrega de relatório ao candidato à reeleição, parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo chefe do Executivo, podendo caracterizar, em tese, desvio de finalidade e abuso de poder".


Integrantes da Defesa rechaçaram que tenha existido algum tipo de pressão de Bolsonaro para que os militares não publicassem o relatório após o primeiro turno -o presidente, candidato à reeleição derrotado, chegou a defender uma checagem alternativa das eleições deste ano, e que essa auditoria não poderia ser financiada com recursos públicos.


As Forças Armadas fizeram uma fiscalização do funcionamento das urnas eletrônicas, através da análise dos boletins de urna, e também participaram do teste de integridade com o uso da biometria de eleitores -um dos pedidos feitos ao TSE.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministro da Saúde Eduardo Pazuello diz que tem vacina em mãos e acusa Doria de marketing

Bolsonaro diz que não vai congelar preço de combustíveis na canetada

Em Votorantim, população pode pedir ajuda pelo número 153 nos dias de frio intenso

Na Jovem Pan, Jaqueline dispara: movimento do Centro "parece véspera de Natal"; vídeo

Grupo cai com carro em barranco ao tentar fugir de abordagem policial

GCM realiza nova “Operação Saturação” contra “pancadões” até a madrugada desta segunda