Durante o mês, serão exibidas produções cinematográficas que contam com a atuação do artista; programação encerra no dia 29, com bate-papo presencial com Miklos
Ex-vocalista da banda de rock Titãs, o músico e ator Paulo Miklos será homenageado na programação do Cine SMetal em fevereiro. Durante o mês, serão exibidas cinco produções cinematográficas que contam com a participação do artista. As sessões acontecerão às quintas-feiras, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), às 19h.
Natural da capital paulista, Paulo Miklos ficou conhecido em todo o Brasil a partir da década de 1980, quando sua banda, Titãs, lançou o álbum “Cabeça Dinossauro” e passou a figurar entre os grupos mais tocados no rádio e na televisão. Já no início dos anos 2000, começou sua carreira como ator, interpretando o matador de aluguel Anísio, em “O Invasor”, que rendeu a Miklos diversos prêmios.
“Paulo Miklos é um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos. Com certeza, é uma honra homenageá-lo aqui, em Sorocaba, por meio do Cine SMetal. Estamos muito contentes com a programação, e temos certeza de que será uma ótima oportunidade para o público presente”, destaca a curadora e mediadora do projeto, Renata Rocha.
A primeira exibição será no dia 1º de fevereiro, com “O Invasor”, considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, de acordo com a lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). No longa-metragem, Estevão, Gilberto e Ivan são sócios. Um desentendimento a respeito dos negócios faz com que dois deles contratem Anísio, um assassino profissional, para matar o terceiro.
Já no dia 8, será a vez de exibir “O Homem Cordial”, que retrata a violência e a intolerância no Brasil. Na trama, Aurélio Sá é o vocalista de uma banda de punk rock que tem sido sistematicamente perseguido devido à morte de um policial, na qual ele estaria envolvido.
Após o Carnaval, no dia 15, o Cine SMetal exibe “Jesus Kid”. No filme, Eugênio é um escritor de faroestes em dificuldades. Ele parece ter encontrado sua salvação quando é contratado para escrever o roteiro de um filme.
No dia 22, a programação recebe “É Proibido Fumar”, um dos filmes brasileiros mais premiados de 2009. Na trama, Baby vive sozinha no apartamento que herdou da mãe e dá aulas de violão para alguns alunos. Max se muda para a unidade vizinho, e ela, apaixonada, se dispõe a enfrentar seu vício compulsivo por cigarro.
A programação de fevereiro encerra no dia 29, com a exibição do curta-metragem “Dá Licença de Contar”, que recria o universo das canções de Adoniran Barbosa, colocando o artista dentro de sua obra. Após o filme, o Cine SMetal terá um bate-papo presencial com Paulo Miklos.
A entrada é gratuita, mas o SMetal pede a quem puder contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).
Lançado em julho de 2023, por iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, o Cine SMetal tem a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais.
O projeto recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.
Os interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal em 2024 podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail renatafotografia1807@gmail.com, para falar com a curadora Renata Rocha.
O SMetal está localizado na Rua Júlio Hanser, 140, próximo a rodoviária.