Trabalhar diariamente com o atendimento ao público é uma tarefa que exige empatia, preparo psicológico e controle emocional. Pensando nisso, a advogada e Ouvidora Geral do Município, Marina Elaine Pereira, preparou uma manhã descontraída aos funcionários do órgão na última sexta-feira (19), com a visita do cão terapeuta Buddy, integrante do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, acompanhado pelo GCM Sanches.
Através da intervenção assistida no ambiente de trabalho, como é conhecido o tratamento feito pelos cães adestrados para essa finalidade, foi possível estimular a saúde ocupacional e qualidade de vida funcional da equipe da Ouvidoria que acolhe diariamente os mais diversos tipos de solicitações de serviços públicos, por meio de ligações no telefone, mensagens de WhatsApp e pelo canal da Central de Atendimento. “Após a visita, foi possível notar um clima mais leve entre os servidores que fazem esses atendimentos”, ressaltou a Ouvidora, que já havia realizado o Festival da Saúde, ação que promoveu o bem-estar dos servidores.
“A partir do momento que oferecemos essa assistência aos funcionários, sentimos um retorno maior no trabalho. É uma coisa natural. Quando estamos mais tranquilos o trabalho flui mais facilmente”, analisa Marina Pereira.
Uma das funcionárias que acompanhou a presença do cão Buddy foi Elaine Claro, que trabalha no atendimento direto às demandas recebidas através do número 156. “Foi uma experiência muito legal, que descontraiu o pessoal do setor”, afirmou.
A aprovação da visita do Buddy por toda a equipe da Ouvidoria fez com que a Ouvidora encaminhasse ao Secretário de Segurança e Defesa Civil de Sorocaba (Sesdec), Cel. Antônio Valdir Gonçalves Filho, a qual está vinculada à GCM, um ofício para que novos encontros sejam realizados com a presença do cão terapeuta da guarda municipal.
A terapia com cães traz diversos benefícios físicos, psicológicos e sociais. Nesse contexto, a raça de Buddy, Golden Retriever, é ideal para ser utilizada no tratamento pelo temperamento dócil, inteligente e facilidade em ser adestrada para atender as necessidades de pessoas que sofrem diferentes problemas como estresse, depressão e distúrbios emocionais.
A Ouvidoria Geral do Município é responsável por receber e registrar solicitações, reclamações, denúncias e sugestões de serviços públicos para a Prefeitura de Sorocaba, por meio dos seguintes Canais de Comunicação:
Internet: 156 on-line
Aberto ao público 24h por dia, 7 dias por semana
http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento
WhatsApp Ouvidoria
(15) 99129-2426
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: 156
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Presencial
Casas do Cidadão
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Ouvidoria Geral do Município (Paço Municipal, 2º andar)
Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, nº 3041 – Alto da Boa Vista
De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30