A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), chega à última semana de atividades educativas da Campanha “Maio Amarelo”. Para o período de 24 a 28 de maio, nove ações estão programadas, em diferentes pontos da cidade. A novidade fica por conta dos “emojis”, que serão usados nos dois últimos dias para conscientizar sobre o perigo do uso do celular ao dirigir.
As ações ocorrem diariamente, das 9h às 11h e das 13h às 15h, cada dia em um local específico. Na segunda-feira (24), elas vão ocorrer, pela manhã, na Av. Antônio Carlos Comitre e, à tarde, junto à Rodoviária, onde mímicos mostrarão como utilizar corretamente a chamada Faixa Viva, de travessia de pedestres.
Na terça (25) e na quarta-feira (26), painéis serão usados para abordar o perigo de acidentes decorrentes do abuso de velocidade por motociclistas. No primeiro dia, a ação será no cruzamento entre as avenidas Ipanema e Votuporanga, pela manhã, e na Avenida Itavuvu (em frente à Casa do Cidadão), à tarde. No dia seguinte, pela manhã, as atividades acontecem na Avenida São Paulo (nas proximidades da Igreja Santo Antônio) e, à tarde, na Praça Dom Tadeu Strunck.
Nos dias 27 (quinta-feira) e 28 (sexta-feira), pela manhã, personagens caracterizados como “emojis” vão alertar sobre os inúmeros riscos envolvidos no uso do telefone celular pelo motorista, enquanto dirige. A ação será realizada, respectivamente, no cruzamento das ruas 15 de Novembro e São Bento e nas proximidades da Praça Lions.
Ainda na sexta-feira (28), mas no período tarde, as equipes da Urbes e da Semob retomam o assunto de segurança para motociclistas, na Avenida Dom Aguirre, junto à sede do Corpo de Bombeiros. Tal iniciativa encerra as atividades da Campanha “Maio Amarelo”, iniciadas no último dia 3 da cidade e que, neste ano, tem como slogan “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”.
“Chegamos à última semana já satisfeitos com a receptividade do público, seja dos pedestres, motociclistas ou motoristas, e notamos que conseguimos alcançar o objetivo, que é chamar a atenção sobre a prevenção a acidentes de trânsito. Torcemos, agora, para que esse aprendizado se transforme em ações efetivas no dia a dia, para uma maior segurança no trânsito”, aponta o encarregado do Setor de Educação para o Trânsito da Urbes, Altair Farias.