A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), dará início a partir de segunda-feira (5) à Campanha contra a Tuberculose. A ação acontece nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), UPHs (Unidades Pré-hospitalares e PAs (Pronto Atendimento) e vai até o dia 14 de novembro, em alusão ao Dia Nacional de Luta Contra a Tuberculose (17 de novembro).
Realizada pela segunda vez neste ano, a campanha tem como objetivo informar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas para que façam o exame de escarro, caso apresente os sintomas da doença.
O Estado de São Paulo descobre em torno de 18 mil casos de tuberculose por ano, que representa o maior número absoluto de casos do Brasil. Em 2018, Sorocaba registrou 151 casos novos através da campanha feita no início do ano.
É importante lembrar que cerca de 90% dos casos de tuberculose representa a forma pulmonar e, destes, 60% são bacilíferos. Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce por meio da busca ativa do sintomático respiratório (SR) é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento oportuno.
Para o indivíduo que está com tosse há mais de três semanas é orientado procurar imediatamente uma UBS, PA ou UPH para que seja examinado e realize o exame de baciloscopia, mais conhecido como exame de escarro. Após 48 horas o paciente tem o resultado. Caso seja positivo, o mesmo é direcionado para o tratamento que é realizado na Policlínica Municipal, através do Programa de Controle da Tuberculose.
Para consultar o horário de atendimento e endereço das UBSs, basta acessar o link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude/.