Quase 200 motoristas que passaram na manhã desta quinta-feira (10) na Avenida 15 de Agosto, na altura do Parque Porto das Águas, foram abordados na blitz educativa da Campanha Dezembro Verde. A ação foi realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), com apoio de agentes de trânsito da Urbes.
O objetivo foi de sensibilizar as pessoas da importância da guarda responsável de animais para que jamais abandonem seus bichos de estimação. Para isso, a equipe conversou com os motoristas sobre o tema e um adesivo com a frase “Diga não ao abandono!” foi colado no vidro traseiro dos veículos.
Adotar um cão ou um gato é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso. Os tutores precisam garantir o cuidado desses bichos por toda a vida. Por isso, quem for viajar tem que se programar. Se não puder levar o animal junto e tiver condições financeiras, existem hospedagens que oferecem esse serviço a cães e gatos. Outra opção é deixá-lo com um parente ou um amigo durante esses dias.
A empresária Daniela Camargo, moradora do bairro Alto da Boa Vista, foi uma das pessoas que passou pela blitz educativa da Campanha Dezembro Verde. Tutora de dois cachorros, um que ganhou e outro que adotou, Daniela acha muito importante ações como essa. “É um absurdo essa situação. Coitadinho dos bichos. A partir do momento em que você toma uma decisão de ter um animal de estimação, é como se fosse um filho, tem que dar todo amor e cuidar sempre”, declara.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, entre cães e gatos. Em Sorocaba, 226 animais em situação de maus-tratos foram resgatados durante todo o ano de 2019 pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal. Já neste ano de 2020, de janeiro a novembro, foram 145 cães e gatos.
O abandono de animais é crime e quem descumprir a lei pode sofrer penalidades previstas na legislação. Segundo a lei municipal nº 9.551, de 4 de maio de 2011, que trata da proibição à prática de maus-tratos e crueldade contra animais em Sorocaba, nos casos de abandono de animal sadio ou doente, é aplicada multa de R$ 3 mil por animal.
As denúncias de animais vítimas de maus-tratos devem ser feitas através dos canais da Central de Atendimento (www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento), telefone 156 e WhatsApp (15) 9.9129-2426, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Abrigo Municipal fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202-8006.