22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Blitz educativa Dezembro Verde aborda quase 400 motoristas em Sorocaba

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 23/12/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), abordou, na manhã desta quarta-feira (22), 360 motoristas que passaram pela blitz educativa da campanha Dezembro Verde. A ação ocorreu na Avenida Elias Maluf, na esquina com a Rua Paulo Emanuel de Almeida, no bairro Wanel Ville, com o apoio de agentes de trânsito da Urbes.


A campanha Dezembro Verde foi criada para sensibilizar as pessoas sobre a problemática do abandono de animais domésticos nesta época de férias e de festividades, quando as famílias viajam, e a incidência dessa prática costuma aumentar.


A proposta da blitz foi de conversar com os moradores sobre proteção e bem-estar animal, sensibilizando as pessoas acerca da importância da posse responsável de animais de estimação, para que jamais os abandonem. Para isso, a equipe conversou com os motoristas sobre o tema e um adesivo, com a frase “Diga não ao abandono!”, foi colado no vidro traseiro dos veículos que assim permitiram.


Adotar um cão ou um gato é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso. Os tutores precisam garantir o cuidado desses animaizinhos por toda a vida. Por isso, quem for viajar tem que se programar. Se não puder levar o animal de estimação junto e tiver condições financeiras, existem hospedagens que oferecem esse serviço especializado a cães e gatos. Outra opção é deixá-lo com um parente ou um amigo, durante esses dias de ausência.


O abandono de animais é crime e quem descumprir a lei pode sofrer penalidades previstas. Segundo a Lei Municipal nº 9.551, de 4 de maio de 2011, em casos de abandono de animal, é aplicada multa de R$ 3 mil.


Todo cidadão pode, e deve, acionar a Prefeitura de Sorocaba em casos de abandono de animais, pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município: (15) 99129-2426, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já, aos finais de semana e feriados, o munícipe pode entrar em contato pelo telefone 153 (GCM) e uma equipe é rapidamente direcionada para tomar as devidas providências.


Além disso, a população pode registrar pessoalmente um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia ou denunciar via internet, por meio da DEPA (Delegacia Eletrônica de Proteção Animal). Na DEPA, é necessário identificar-se para fazer a denúncia e o sigilo dos dados serão preservados, se o denunciante fizer essa opção pela privacidade no momento do cadastro. As providências tomadas pela polícia poderão ser acompanhadas por meio de número de protocolo gerado após a efetivação da denúncia, mediante o número do CPF do denunciante informado.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Denunciado, Flávio submerge na campanha, e Eduardo pede voto em nome dos Bolsonaros

Espetáculo Irmã Selma em Sorocaba

Colapso se instala: 1.010 mortos e UTIs Covid de hospitais públicos sem vagas para novos pacientes em Sorocaba

Eduardo Bolsonaro mostra supostas provas de compra de madeira ilegal por países da Europa

Bolsonaro sanciona novo marco legal do saneamento

Transporte coletivo municipal passará a atender em horários reduzidos a partir de sábado