A Arquidiocese de Sorocaba mantém a suspensão às missas e outras atividades liturgicas até a próxima semana na cidade. Segundo comunicado assinado pelo arcebispo Dom Julio Akamine, as medidas para a retomada das celebrações estão em estudo e devem ser divulgadas nos próximos dias.
Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Sorocaba publicou um decreto em que autoriza a abertura de igrejas e cultos religiosos, a partir da próxima segunda-feira.
Além das missas, estão suspensos na cidade, ligados à igreja Católica, as missas, os batizados, as crismas e os matrimônios. Suspendeu também as visitas aos doentes nas casas, as confissões comunitárias, a catequese das crianças e dos adultos, as aulas de teologia e os cursos de atualização; cancelou todas as atividades não sacramentais (encontros de formação e de oração comunitária, quermesses, festas, retiros, procissões).
Leia a íntegra da nota:
Desde o dia 20 de março de 2020, a Arquidiocese de Sorocaba suspendeu todas as celebrações com povo: as missas, os batizados, as crismas e os matrimônios. Suspendeu também as visitas aos doentes nas casas, as confissões comunitárias, a catequese das crianças e dos adultos, as aulas de teologia e os cursos de atualização; cancelou todas as atividades não sacramentais (encontros de formação e de oração comunitária, quermesses, festas, retiros, procissões); diminuiu ao mínimo os atendimentos presenciais nas secretarias paroquias, no tribunal eclesiástico, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, na Cúria Arquidiocesana. Tudo isso para colaborar efetivamente no combate à pandemia, evitar aglomerações e seguir as orientações e determinações das autoridades competentes.
Na mesma linha de responsabilidade pelo bem comum e o firme propósito de continuar contribuindo no combate à proliferação do coronavírus SARS-CoV-2, a Arquidiocese de Sorocaba estuda as medidas de segurança necessárias para a retomada gradual da celebração litúrgica com o povo. Todas as outras atividades religiosas, acima mencionadas, continuam suspensas e/ou limitadas ao mínimo como têm sido desde o dia 20 de março de 2020.
Maiores detalhes sobre os procedimentos de segurança e as orientações pastorais a serem seguidos pelos fiéis católicos da Arquidiocese de Sorocaba serão dados por meio de um comunicado oficial que está sendo preparado.
Com minhas orações,
Dom Julio Endi Akamine SAC
Arcebispo de Sorocaba