22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ministra da Igualdade Racial defende punição mais rígida para crimes de racismo

Foto: Agência Brasil
Postado em: 01/11/2023

Compartilhe esta notícia:

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse, nesta quarta-feira (1º), que é preciso fazer com que os brasileiros passem a ter consciência racial. Em entrevista a emissoras de rádio, durante o programa Bom dia, Ministra, do Canal Gov, ela lembrou que apesar de ter 56% da população negra, o país continua registrando dados alarmantes de racismo.

 

“Costumo dizer que este é um mês em que se fala muito, assim como os meses de março (Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial) e julho (.Julho das Mulheres Negras). A gente precisa entender esse ministério, o retorno do presidente Lula e o retorno da pauta da consciência racial como ferramenta para que as pessoas negras possam viver as realidades que, infelizmente, ainda as cercam.” 

 

Segundo Anielle, o governo federal pretende entregar no próximo dia 20 - Dia da Consciência Negra - um segundo pacote de medidas voltadas para a população negra, incluindo a publicação de editais e a estruturação de programas.

 

Cotas  

 

Uma das políticas de destaque citadas pela ministra é a chamada Lei de Cotas nas universidades brasileiras, que recentemente passou por uma revisão. Segundo ela, antes da lei, entre 3% e 5% dos estudantes de ensino superior eram negros. O percentual, agora chega a 50%. “Sou fruto de cotas. Entrei na UERJ [Universidade do Estado do Rio de Janeiro] em terceiro lugar para fazer minha graduação como cotista”. 

 

Crimes 

 

Durante o programa, Anielle defendeu mais punição para crimes de racismo e voltou a destacar a importância de educar a população para conscientizar as pessoas sobre o preconceito racial. “É inadmissível que a gente tenha, em 2023, pessoas que cometem atos racistas, que achem que estão corretas e que ainda culpam o governo”. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Guaíba pode bater recorde de novo e chegar a 5,5 metros, diz UFRGS

BOS emite nota e considera inverídicas informações veiculadas pela TV Tem Sorocaba no caso Aceni

A última mensagem do Sergio Cury Maluf - veja o artigo semanal do colunista Vanderlei Testa

Cid Gomes vai ao TSE para impedir que Bolsonaro use seu discurso na TV

Novas vítimas procuram polícia para relatar agressão em atos com bolsonaristas em Brasília

Só duas cidades paulistas escapam de casos do novo coronavírus