Por Vanderlei Testa
A notícia ecoou no final da tarde de segunda-feira, 17 de junho. O padre Inácio Kriguer voltou à casa do Pai. Quem participa da arquidiocese de Sorocaba o conheceu. Assumiu seu ministério sacerdotal com ardor missionário e conquistou nas paróquias a admiração dos fiéis. Era uma pessoa simples e acolhedora. Um verdadeiro pastor preocupado com suas ovelhas. Fiel às palavras do Evangelho transmitia Jesus Cristo como um amigo verdadeiro em sua vida.
Convivi com o padre Inácio em décadas de anos na participação no Movimento das Equipes de Nossa Senhora-ENS. Acompanhei sua trajetória na paróquia de São José Operário na época em que fazia parte da minha residência no jardim Saira. Também na paróquia do Divino e São Benedito em vários momentos que o entrevistei para a Rede Vida. Padre Inácio estava sempre celebrando missas nas cidades e igrejas que o chamavam nas festas dos padroeiros. Sua equipe de base das ENS formada basicamente com moradores no jardim Iguatemi e Morumbi tinham uma amizade e amor fraterno com seu conselheiro espiritual há muitos anos.
Sua presença mensal nas reuniões de equipe transformava os corações dos casais na busca da santidade conjugal. Edi e Eva Casagrande iniciaram com o grupo de casais oriundos dos encontros na paróquia NS Medianeira a equipe que o padre Inácio assumiu posteriormente. Faziam almoços familiares e o padre Inácio gostava de cozinhar um prato saboroso que só de lembrar aqui recordo até da expressão e sorriso dele quando eu perguntava a receita.
A lembrança que trago do padre Inácio dos retiros que participamos e que ele pregou era pura inspiração do Espírito Santo. Irmanava uma espiritualidade de seus lábios na missão evangelizadora assumida no Seminário e na ordenação sacerdotal. Quiz a enfermidade leva-lo ainda numa idade onde tinha muito a proporcionar, mas a chamada do seu maior amor, Jesus Cristo, o levou e já deixou saudade humana.
Padre Inácio sempre estará presente na história da arquidiocese de Sorocaba. Nesta terça-feira, 18 de junho, às 9h30 na igreja de São Benedito na Vila Carvalho, acontecerá a missa de despedida com todos os seus irmãos padres e dom Julio Endi Akamine.
Vá em paz padre e amigo Inácio Kriguer. Os anjos o levarão aos braços do Pai, Filho e Espírito Santo justamente nesta semana que celebramos a Trindade Santa. E Nossa Senhora, Mãe querida que você tanto amou o acariciará como um filho que orou a ela todos os dias o Magnificat “O poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome….”
Vanderlei Testa é jornalista e publicitário