22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

A partida da elefanta Haisa - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Postado em: 21/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa

 

Na quarta-feira (18), a Haisa, elefanta do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros deu adeus à sua vida por aqui. Já estive muitas vezes no zoo e ela estava lá toda dengosa. Quantas crianças viveram este momento com a Haisa e desenharam em suas escolas a figura simpática da mocinha que chegou em Sorocaba no ano de 1995. Viveu 25 anos em nosso zoo.

 

 

Lágrimas nos olhos da equipe de funcionários do zoo manifestaram a tristeza da despedida no Parque Natural. Fiéis à elefanta amiga de todos os dias no trabalho, os tratadores e técnicos deixaram o seu adeus com palmas e frases como “descanse em paz”.

 

A Haisa é de origem asiática, mas sua vida como a maioria dos elefantes domesticados não passou pela selva, mas sim, em picadeiros de circos. A beleza da mata onde nasceu com os seus pais e irmãos, imagino que marcou o seu coração nainfância até a adoção pelo ser humano das lonas circenses.

 

Hoje em dia é difícil não encontrar um lar sem um animal de estimação. Tenho duas calopsitas e uma cachorrinha poodle. Já tive dois cachorros e um jabuti, canários e outros animaizinhos que sempre deram alegria.

 

A Haisa deveria estar com cerca de 60 anos. Como uma avozinha querida, ela conquistou os corações da população sorocabana e dos visitantes. Ontem o  zoológico ficou fechado de luto. Uma homenagem de sentimentos e emoção com um momento de silêncio dos técnicos e colaboradores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

A lição que sinto em episódios como esse, manifestada em centenas de mensagens na rede social, é que sempre há amor irradiando em perdas. Seja transmitida em humanos ou em animais, plantas e o que mais quisermos colocar na lista, asluzes interiores de cada um dos habitantes deste planeta, brilharão de alegria, dor e saudade.

 

E a Elisa Pereira, disse: “Fica uma história pra contar, fez parte da vida de muitos sorocabanos. Repouse em paz, Haisa, você fez parte da nossa história”.

 

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário; escreve aos sábados no www.jornalipanema.com.br/opinioes e www.blogvanderleitesta.comwww.facebook.com/artigosdovanderleitesta

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Boate Kiss: STJ vai julgar em junho recurso contra anulação de júri

Estudo do Secovi aponta aumento de vendas de imóveis em Sorocaba

Vereadores aprovam uso de contêineres como habitação em Sorocaba

Guedes perdeu comando da agenda emergencial e ficou minoritário no governo, diz Maia

Bolsonaro desautoriza filho e diz que Eduardo está sonhando sobre AI-5

Preconceito atinge 3 em cada 4 pessoas com deficiência ao se deslocar