Zoonoses imuniza mais de 30 mil animais contra a raiva em Sorocaba

Foto: André Borges/Agência Brasil

Neste fim de semana, a Secretaria de Saúde (SES), por meio da Divisão de Zoonoses, realizou o último sábado (25) de vacinação da Campanha Antirrábica. As doses foram oferecidas em 33 pontos fixos na cidade, das 9h às 17h. Até o dia 25 de novembro, 30.290 animais foram imunizados, sendo 25.869 cães e 4.421 gatos. A campanha ainda prevê vacinação no Canil Municipal e nas áreas rurais em pontos distintos. O objetivo é que todos os animais sejam imunizados contra a raiva para prevenir a ocorrência da doença.

Para as pessoas que não puderam comparecer nos dois sábados (11 e 25) de campanha, a Zoonoses oferece um ponto fixo à aplicação das doses no Canil Municipal, situado na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jd. Zulmira. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. “É importante que as pessoas levem seus cães e gatos vacinarem o quanto antes, pois as doses serão distribuídas enquanto durarem os estoques”, alerta a veterinária e chefe da Divisão de Zoonoses, Thais Buti.

Aos moradores de áreas rurais, a divisão continua os trabalhos nos dias 28, 29 e 30 de novembro. Amanhã (28) as localidades da Chácara Ana Maria, Ipatinga, Quintais do Imperador e Ipanema do Meio recebem atividades de vacinação. Nesta quarta-feira (29) será a vez de Ipanema das Pedras, Eldorado e Jardim Tatiana. Genebra é a última área rural a receber vacinação, na quinta-feira (30).

“Os animais devem ser levados contidos em guias ou coleiras por pessoas maiores de 18 anos e com capacidade física para contê-los”, explica Thaís. A veterinária também ressalta a importância da imunização, pois se trata de uma doença fatal tanto em animais quanto em humanos. “Reforçamos a importância de vacinar os animais contra a raiva para prevenir a ocorrência da doença na cidade, principalmente por termos identificado um morcego positivo para raiva, neste segundo semestre de 2017, no município. Trata-se de uma medida de prevenção importante, pois a raiva é uma doença fatal tanto em animais quanto em humanos”, orienta a profissional.

Poderá ser vacinado os animais com idade superior a 3 meses e fêmeas gestantes podem ser vacinadas normalmente. No caso de cães bravos é orientado que sejam levados com focinheira para evitar mordeduras e para os gatos, toalhas que ajudam evitar arranhões no ato da aplicação. A vacinação deve ser anual. O telefone para mais informações é o (15) 3202-8006.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here